BRASÍLIA - Cerca de 500 escolas públicas, de várias regiões do Brasil, serão beneficiadas com a distribuição de cinco mil computadores equipados com a tecnologia do Software Livre. O Ministério da Educação (MEC) abrirá licitação, em maio, para a compra do material. A plataforma Linux permite que se aperfeiçoe o sistema.
Também não há prejuízo de direitos autorais. Por essas características, o software livre é gratuito e a expectativa é que todas as escolas públicas passem a adotar o sistema. O MEC só precisará pagar pela instalação dos programas.
"Faz parte da política do governo federal a implantação de software livre na área administrativa e nos diversos programas”, disse Américo Bernardes, diretor do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), um dos maiores projetos de inclusão digital do governo federal.
Para que professores possam usar a nova tecnologia, técnicos dos Núcleos de Tecnologia Educacional estão sendo capacitados para dar suporte aos docentes que desenvolvem projetos pedagógicos nos laboratórios de Informática das escolas.
"Criar a cultura de uso e de desenvolvimento de software na educação é muito importante para a área de tecnologia do Brasil porque permite a liberdade de produção e apropriação de conhecimento”, afirma Bernardes.
01/05/2004
13/03/2025
Cascavel abre pregão para armazenamento de resíduos de exumações
A Prefeitura de Cascavel anunciou o Pregão Eletrôn...12/03/2025
CPTM adia licitação para nova estação no ABC: quando sai do papel?
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM...12/03/2025
Lançado edital de licitação da construção do ginásio da Escola Municipal João Hilário de Mello
A Prefeitura de Tubarão, através da Fundação Munic...12/03/2025
Prefeitura de Rio Preto abre licitação para a compra de bafômetros
O prefeito Coronel Fábio Cândido (PL) publicou uma...