Rio - A ampliação do Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol) finalmente sairá do papel e resolverá um dos mais graves problemas do leilão de energia nova. O leilão para a geração térmica esbarra na falta de gás natural, apesar de o Ministério de Minas e Energia ter exigido garantias de produtores do insumo em meados do ano. O gargalo levou a Agência Nacional do Petróleo e Gás (ANP) a preparar a licitação expansão do Gasbol para fevereiro de 2006, depois de quatro anos de discussões.
O tamanho da expansão do gasoduto vai depender da oferta das próprias empresas, do que elas esperam do mercado de gás. Cientes da ampliação do gasoduto, as companhias podem ficar mais otimistas para entrar no leilão, de acordo com a ANP. Paralelamente, a licitação de térmicas hoje fortalece a demanda por gás e reforça a necessidade de aumentar o gasoduto, avalia o superintendente da área de Gás da reguladora, Cesário Cecchi.
Em 2001, em pleno racionamento, o governo estimulou a construção de dezenas de térmicas e planejou também a ampliação do Gasbol. Só que, passada a escassez de eletricidade, o sistema deixou de demandar energia termelétrica e as empresas recuaram na intenção de ampliar o Gasbol. Resultado: o Operador Nacional do Sistema (ONS) solicitou a operação de térmicas no Nordeste que acabaram não despachando por falta de gás natural. A Petrobras, diante do impasse, passou a destinar metade da produção de gás ao abastecimento de térmicas neste último planejamento estratégico.
No caso de todas as térmicas precisarem funcionar para alimentar o sistema elétrico, haverá déficit de 5 milhões de metros cúbicos de gás natural, de acordo com estudo exposto pelo diretor da ANP, Vitor Martins. Segundo ele, os dados são do Ministério.
16/12/2005
20/12/2024
Obras no acesso ao bairro Planalto terão nova licitação em janeiro
Paralisadas desde maio deste ano, as obras no aces...20/12/2024
Semob anuncia licitação do projeto Zona Verde para a próxima semana
O Governo do Distrito Federal (GDF) pretende lança...20/12/2024
Metrô de SP abre licitação de R$ 16 milhões para sistema de Supervisão e Aquisição de Dados..
A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô ...20/12/2024
Prefeitura de Concórdia lança licitação do Centro Aquático
Foi lançado o edital de licitação para construção ...