A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estuda realizar licitações de slots (espaços de pouso e decolagem) nos aeroportos de Guarulhos e de Brasília para diminuir a concentração do tráfego em Congonhas.
Segundo o presidente da agência, Milton Zuanazzi, chegou o momento de debater a situação do tráfego em São Paulo com as empresas aéreas e demais interessados. Zuanazzi afirma que o país tem hoje menos linhas do que em março, por conta da crise da Varig, mas o problema é a grande concentração delas.
Com a proximidade do verão e da alta temporada, qualquer decisão deve ficar para o próximo ano. A data de referência da Anac é o mês de maio, quando começam as obras na pista de Congonhas.
"Quando formos mexer na distribuição das linhas de Congonhas, em maio, vamos ter que estar com todas as alternativas bem definidas. Congonhas não tem mais capacidade de crescimento, não há mais como planejar o futuro de São Paulo a partir desse aeroporto", afirmou.
Zuanazzi defende que aeroportos centrais, como Congonhas e Santos Dumont, não devem atuar como hubs (centros de distribuição de vôos).
29/11/2006
13/01/2025
Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda
A única empresa que se mostrou interessada em real...14/01/2025
Após aval do TCU, Sidônio diz que governo fará nova licitação para comunicação digital do governo
O novo ministro da Secretaria de Comunicação da Pr...14/01/2025
Licitação do viaduto João Simonetti fracassa e terá novo edital
Resultou fracassada a licitação que visava contrat...13/01/2025
Consórcio lança edital para implantação de usina de asfalto regional
A partir desta segunda-feira, 13, o Consócio Inter...