Enquanto ainda segue o impasse sobre o licenciamento ambiental para as usinas hidrelétricas (apenas uma usina já tem licenciamento ambiental), a Aneel divulgou hoje os estudos de viabilidade técnico-econômica, de impacto ambiental e os relatórios de impacto ambiental de 17 usinas hidrelétricas que poderão ser oferecidas em leilão previsto para dezembro.
O objetivo da divulgação dos documentos antes mesmo do lançamento do edital de licitação é estimular o interesse dos investidores pelos novos empreendimentos.
Esses documentos apresentam ao investidor um levantamento detalhado das condições para a implantação da usina, sobre os custos de engenharia e os custos ambientais do projeto, o que inclui o deslocamento da população e a área a ser inundada.
A relação das usinas pode ser consultada no site da agência (www.aneel.gov.br, acessando o link licitações/programas de geração), e os estudos obtidos junto à secretaria de licitações da Aneel.
A agência informou, no entanto, que os estudos poderão ser alterados em função dos desdobramentos do processo de licenciamento ambiental. O Ministério de Minas e Energia já trabalha com a possibilidade de obter licença ambiental prévia para apenas 14 dos 17 empreendimentos previstos.
Caso ocorram modificações, os ajustes serão divulgados pela Agência e informados aos empreendedores que retiraram a documentação.
24/08/2005
13/01/2025
Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda
A única empresa que se mostrou interessada em real...14/01/2025
Após aval do TCU, Sidônio diz que governo fará nova licitação para comunicação digital do governo
O novo ministro da Secretaria de Comunicação da Pr...14/01/2025
Licitação do viaduto João Simonetti fracassa e terá novo edital
Resultou fracassada a licitação que visava contrat...13/01/2025
Consórcio lança edital para implantação de usina de asfalto regional
A partir desta segunda-feira, 13, o Consócio Inter...