ANP desiste de regra que impediu realização da 8a rodada


RIO DE JANEIRO - A nona rodada de licitações de áreas de petróleo e gás natural do governo brasileiro deve acontecer em agosto e sem as restrições que provocaram o cancelamento da oitava rodada, informou o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Nelson Narciso.
No ano passado, a oitava rodada foi cancelada devido a duas liminares judiciais, que contestavam o limite ao número de áreas que poderiam ser arrematadas por cada empresa.
"Não haverá restrição na nona. A leitura legal foi de que a restrição não deveria existir. Requeremos uma nona rodada isenta, não queremos ter a possibilidade de nenhum problema", disse Narciso a jornalistas, nesta terça-feira.
Ele informou que as regras da nona rodada devem ser aprovadas na reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que acontece nesta terça-feira, em Brasília.
O diretor antecipou que o foco do novo leilão será gás e petróleo leve, como no ano passado, mas as áreas da oitava rodada não serão incluídas este ano.
"O formato será parecido com o da oitava rodada, são áreas de alto potencial, novas fronteiras e áreas maduras...não haverá nada de excepcional", afirmou.
Narciso explicou que a ANP terá que aguardar uma decisão judicial para definir o destino dos blocos da oitava rodada.
"Uma possibilidade é, se as liminares forem derrubadas, reeditar a oitava rodada. A outra possibilidade é fazer uma rodada de número dez mais robusta", explicou.
Na avaliação do executivo, a frustração dos investidores no ano passado com o cancelamento do leilão não vai comprometer o sucesso da nova venda.
"Os players são conhecidos e há uma busca por óleo no mundo inteiro, devido à instabilidade geopolítica...o Brasil tem todas as características que o investidor precisa: estabilidade econômica, política, e das regras, além de mão-de-obra qualificada. O Brasil continua sendo bastante atrativo", disse Narciso.
Ele indicou também que a agência poderá realizar uma rodada de menor porte de campos maduros ainda este ano, mas que as áreas ainda estão sendo compiladas pela ANP. "Estamos no trabalho de identificar oportunidades para a "rodadinha"", informou.


27/03/2007

Fonte: Reuters

 

Curso Licitações

13/01/2025

Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda

A única empresa que se mostrou interessada em real...

14/01/2025

Licitações estimulam alta de 35% na fabricação de chassi ônibus

São Paulo – Os pedidos do programa do governo fede...

14/01/2025

Empreiteira atrasa e Ribeirão Pires abre nova licitação para reformar mirante

A prefeitura de Ribeirão Pires vai abrir uma nova ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita