Rio - Apetite não saciado das petrolíferas. O cobiçado bloco BS-400, na bacia de Santos, onde foram encontradas reservas gigantes de gás natural no ano passado, está fora da sexta rodada de licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que será realizada em agosto. A retirada é reflexo da nova sistemática de escolha dos blocos que vão a leilão, que passa agora pela orientação do Ministério de Minas e Energia. Antes, a ANP tinha autonomia para definir os blocos ofertados.
A idéia do governo, a partir de agora, é definir qual será a relação entre os volumes de produção e as jazidas de petróleo e gás, com limites para a extração dos produtos. Até agora, o Brasil não contava com esse tipo de planejamento.
A decisão de se resguardar o BS-400 não tirou, porém, o apetite de companhias como El Paso, Amerada Hess, Starfish e Chevron Texaco pela disputa. Essas empresas lembram que serão oferecidas na licitação áreas nobres de exploração, como o BS-500, também na bacia de Santos, e o Seal-100, na bacia Sergipe-Alagoas, onde foram encontradas reservas de óleo leve.
23/01/2004
26/12/2024
Para gerar impulso econômico, Governo garante obras de R$ 17 milhões na Capital e Ribas do Rio Pardo
Em um passo significativo para o desenvolvimento r...25/12/2024
Governo de Pernambuco vai instalar duas mil câmeras de videomonitoramento a partir do primeiro..
A população pernambucana contará, a partir do prim...24/12/2024
Prefeitura de Três Passos anuncia licitação para construção de ponte no rio Turvo
A Prefeitura Municipal de Três Passos divulgou a a...24/12/2024
Ivaiporã se prepara para implantação da Zona Azul; licitação será em janeiro
O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD), ava...