BUENOS AIRES - O governo argentino informou que em 23/03 será anunciado na Bolívia a data de licitação para o início das obras do Gasoduto do Nordeste Argentino. O anúncio foi feito pelo ministro do Planejamento da Argentina, Julio De Vido, e o ministro de Hidrocarbonetos e Energia da Bolívia, Carlos Villas Quiroga.
O gasoduto, que deve custear cerca de US$ 1 bilhão, é de vital importância para o fornecimento de gás natural boliviano à Argentina e pode ser a primeira obra financiada pelo recém-criado Banco do Sul, numa iniciativa conjunta entre Argentina e Venezuela.
O ministro De Vido alertou durante o anúncio que "ninguém pretende especular, nem de um lado nem do outro da fronteira, sobre o volume de gás suficiente" para abastecer o gasoduto. "Não há nenhum pretexto externo que nos possa impor barreiras para desenvolver esse projeto estratégico que unirá Argentina e Bolívia", enfatizou De Vido.
A construção do Gasoduto do Nordeste Argentino faz parte dos acordos assinados pelos presidentes Néstor Kirchner, da Argentina, e Evo Morales, da Bolívia, para o fornecimento de até 27,7 milhões de metros cúbicos de gás por dia ao longo dos próximos 20 anos, com um preço de US$ 5 por milhão de BTU.
O contrato vigente hoje entre os dois países prevê o fornecimento de até 7,7 milhões de metros cúbicos de gás por dia.
Mas, com a nacionalização dos hidrocarbonetos bolivianos, especula-se que as empresas petrolíferas privadas diminuirão seus investimentos no país e a Bolívia não poderá honrar seus compromissos com Brasil e Argentina. No entanto, a informação foi desmentida hoje por funcionários de ambos países.
O projeto do gasoduto terá a participação das estatais YPFB, da Bolívia, e Enarsa, da Argentina.
Durante a recente visita de Kirchner à Venezuela, surgiram rumores de que o Banco do Sul será o responsável pelo financiamento do gasoduto entre Argentina e Bolívia.
06/03/2007
13/01/2025
Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda
A única empresa que se mostrou interessada em real...14/01/2025
Após aval do TCU, Sidônio diz que governo fará nova licitação para comunicação digital do governo
O novo ministro da Secretaria de Comunicação da Pr...14/01/2025
Licitação do viaduto João Simonetti fracassa e terá novo edital
Resultou fracassada a licitação que visava contrat...13/01/2025
Consórcio lança edital para implantação de usina de asfalto regional
A partir desta segunda-feira, 13, o Consócio Inter...