A assessoria do BB informou que os consultores foram contratados com a dispensa de licitação porque o banco não contava com a experiência necessária para o tipo de projeto e porque os marcos legais de operação com microcrédito eram recentes. Ou seja, havia a necessidade de ter profissionais com "saber específico" para adaptar a atuação da instituição às novas regras.
A assessoria informou também que os três contam com notório saber em suas respectivas áreas: suporte em planejamento financeiro, marketing e tecnologia.
As normas para a concessão obrigatória de microcrédito foram anunciadas pelo governo somente na segunda metade de 2003, pouco antes da criação do BPB.
Ivan Guimarães, presidente do BPB, explica que microcrédito é diferente da concessão de crédito que o BB faz. "O BB só concede crédito para clientes. Quando começamos a estudar [a implantação do BPB], concluímos que precisávamos ter pessoas de cartão de crédito, que tivessem familiaridade com esse mercado. Então fizemos uma lista [de consultores], entrevistamos um e outro e acabamos fechando nesses três nomes."
O microcrédito para pessoa física é concedido por meio de utilização de cartão magnético. O BB atua nessa área por intermédio de correspondentes bancários, como padarias e supermercados. Mesmo não-clientes podem tomar esse crédito.
De acordo com o presidente do BPB, o salário dos consultores foi definido de acordo com a remuneração de executivos sêniores, pois todos têm mais de 20 anos de experiência.
16/11/2004
13/01/2025
Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda
A única empresa que se mostrou interessada em real...14/01/2025
Licitações estimulam alta de 35% na fabricação de chassi ônibus
São Paulo – Os pedidos do programa do governo fede...14/01/2025
Riedel abre licitação de R$ 34 milhões para infraestrutura de seis municípios de Mato Grosso do Sul
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agênc...14/01/2025
Empreiteira atrasa e Ribeirão Pires abre nova licitação para reformar mirante
A prefeitura de Ribeirão Pires vai abrir uma nova ...