BRASÍLIA - A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado volta a discutir hoje o projeto do governo que institui as regras para licitação e contratação de parceria público-privada (PPP). Há duas semanas, o presidente da Comissão, senador Ramez Tebet, concedeu coletiva do substitutivo do relator, senador Valdir Raupp.
Com as PPPs, o governo pretende obter novos investimentos para setores de infra-estrutura, segurança, habitação e saneamento. Conforme o projeto, um contrato de parceria poderá ser firmado entre o governo e uma empresa criada especificamente para esse fim, com o objetivo de construir uma rodovia, ferrovia ou usina hidrelétrica, implantar redes de esgotos, promover coleta e reciclagem de lixo, administrar o trânsito de uma grande cidade ou mesmo prestar serviços na área de segurança pública em um município ou estado.
O relatório de Raupp propõe várias mudanças na proposta aprovada na Câmara dos Deputados e na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura do Senado. Entre as mudanças, o relatório destaca que os contratos de parceria público-privada devem observar estritamente os compromissos de austeridade e equilíbro fiscal adotados no país, nos três níveis da administração pública (federal, estadual e municipal).
Segundo o texto sugerido pelo relator, a vigência dos contratos de PPP será de no mínimo cinco anos e no máximo 35 anos. Na proposta original, os limites são de cinco e 30 anos.
O projeto que cria as PPPs, apontado como uma das prioridades legislativas do governo este ano, ainda percorrerá um caminho longo até chegar à sanção presidencial. Depois de votado pela CAE, irá ao exame da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. As informações são do site do Senado
01/06/2004
13/01/2025
Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda
A única empresa que se mostrou interessada em real...14/01/2025
Após aval do TCU, Sidônio diz que governo fará nova licitação para comunicação digital do governo
O novo ministro da Secretaria de Comunicação da Pr...14/01/2025
Licitação do viaduto João Simonetti fracassa e terá novo edital
Resultou fracassada a licitação que visava contrat...13/01/2025
Consórcio lança edital para implantação de usina de asfalto regional
A partir desta segunda-feira, 13, o Consócio Inter...