A disputa lançada pela Funcef para substituir a rede Blue Tree na administração do Eco Resort do Cabo, em Cabo de Santo Agostinho (PE), atraiu só três operadoras hoteleiras. Todas as ofertas recebidas pelo fundo de pensão dos empregados da Caixa Econômica Federal são de grupos estrangeiros: a francesa Accor, a mexicana Posadas e a jamaicana SuperClubs. O vencedor deverá ser conhecido em setembro.
No Brasil, a rede Accor é conhecida pela profusão de bandeiras que opera - como Sofitel, Mercure e Ibis. O grupo mexicano Posadas adquiriu em 1998 os direitos de uso da tradicional marca Caesar Park.
Já a cadeia hoteleira SuperClubs, apesar de ter chegado ao Brasil apenas em 2000, tem mais experiência na área de resorts no país: é dona da Breezes, um megaempreendimento na Costa do Sauípe (BA).
O diretor imobiliário da Funcef, Jorge Luiz de Souza Arraes, reconheceu que esperava maior concorrência na disputa. Antes mesmo do lançamento do edital, 12 operadoras hoteleiras já haviam procurado informalmente o fundo de pensão para demonstrar interesse no negócio.
A Blue Tree administrou o resort em Pernambuco até o início de junho, quando assinou um divórcio amigável com a Funcef, dona do empreendimento. O acordo envolve a saída da Blue Tree também dos hotéis em Angra dos Reis e em Brasília - neste último, a Funcef detém 50% do negócio, ficando o restante com a construtora brasiliense Paulo Octávio.
"Esperávamos, pelo menos, cinco ou seis propostas. Teve gente que visitou o empreendimento (em Pernambuco) e não entregou oferta", disse Arraes. Ele acrescentou, no entanto, que a menor concorrência não significa que a Funcef fará um mau negócio. A primeira etapa da licitação, com a análise da documentação exigida - como certidões negativas de débitos e balanços patrimoniais -, será concluída hoje. Em seguida, serão abertas as propostas financeiras, técnicas e operacionais de cada uma.
Segundo o edital, a escolha da operadora e a assinatura do novo contrato deve sair até o fim de setembro. O diretor da Funcef, porém, quer antecipar o prazo e acredita que o resultado poderá ser anunciado até o dia 20 do próximo mês. Terá preferência quem apresentar o melhor conjunto de propostas.
Arraes explicou que o lado financeiro "tem peso maior", com a definição da remuneração da nova administradora, mas atribuiu relevância também aos planos de vendas e à qualidade da operação. "Vamos analisar o canal de distribuição Europa. Em termos de operação, o mercado tem os três grupos em ótima conta", afirmou Arraes.
O compromisso da Funcef no edital, após a análise de toda a documentação e das propostas, era selecionar "mais de um grupo" para a fase final de negociações. Como só três redes se apresentaram, a idéia agora é avançar com todas elas.
"Se nenhuma delas for inabilitada, a minha sugestão é que chamemos as três para conversar detalhadamente", afirmou o diretor. "Mas é importante frisar que não se trata de um leilão. As partes operacional e de vendas têm, sim, grande valor", completou o executivo.
Para ele, o baixo número de propostas para assumir o Eco Resort do Cabo se deve a três fatores: à pouca familiaridade do mercado hoteleiro com esse tipo de licitação, às dúvidas de algumas redes sobre as exigências de aporte de capital de giro e os rumores difundidos pelo mercado de que o fundo de pensão tinha preferência antecipada por uma rede específica. "O boato foi levantado e era simplesmente mentira", disse, sem esconder certa decepção, o diretor imobiliário.
A Funcef lançou o edital na primeira quinzena de julho. Esse tipo de seleção foi escolhido para dar mais transparência ao processo, mas o fundo não precisa seguir a lei de licitações.
Estão sendo investidos cerca de R$ 11 milhões na reforma e ampliação do resort em Pernambuco. Com o vencedor da disputa, a Funcef assinará um contrato de dez anos, renovável por mais cinco, a critério do fundo.
O edital do resort também serve de referência a eventuais interessados nos hotéis de Brasília e de Angra dos Reis, que devem passar pelo mesmo processo. O divórcio com a Blue Tree nessas cidades está marcado: 30 de novembro no caso de Brasília e 30 de abril de 2008 para Angra.
16/08/2006
13/01/2025
Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda
A única empresa que se mostrou interessada em real...14/01/2025
Após aval do TCU, Sidônio diz que governo fará nova licitação para comunicação digital do governo
O novo ministro da Secretaria de Comunicação da Pr...14/01/2025
Licitação do viaduto João Simonetti fracassa e terá novo edital
Resultou fracassada a licitação que visava contrat...13/01/2025
Consórcio lança edital para implantação de usina de asfalto regional
A partir desta segunda-feira, 13, o Consócio Inter...