Concorrência milionária gera controvérsia no Itamaraty


A apenas 11 dias da inauguração da Cúpula América do Sul – Países Árabes, o Itamaraty enfrenta uma polêmica envolvendo a licitação para a escolha da empresa que será responsável pela organização do evento. O ministério decide nesta quinta-feira a vencedora da concorrência de quase R$ 6 milhões, mas já é conhecida a desclassificação das quatro primeiras colocadas. Foi admitida a quinta proposta, da empresa DMF Congressos, Planejamento e Assessoria, que tem como sócia Déborah Albuquerque de Seixas, mulher do conselheiro Santiago Irazabal Mourão, chefe da Divisão de Desarmamento e Tecnologias Sensíveis do Itamaraty.
O Ministério das Relações Exteriores alega que as perdedoras não têm capacidade técnica para realizar um evento da proporção e complexidade da cúpula. Bem diferente da DMF, que em 15 anos de existência acumulou experiência na organização de cúpulas internacionais, visitas de chefes de estado e feiras. Ela também cuidou por nove anos da conta de eventos do próprio Itamaraty. O Centro de Negócios de São Paulo, quarto colocado na concorrência, afirma, porém, que também tem experiência na realização de congressos internacionais, no Brasil e no exterior, o que inclui a visita do papa ao País.
A diretora do Centro de Negócios, Andréa Lemos Britto, afirma que enviou “pedido de retratação” ao Ministério das Relações Exteriores. “Não posso falar da competência da empresa que venceu a licitação. O que não posso admitir é ser desclassificada pelo argumento de que não temos capacidade técnica”, disse a herdeira do grupo Lemos Britto, que atua há 47 anos no segmento de promoções, feiras e eventos. Coincidentemente, o Centro de Negócios também conta com 15 anos de mercado.
Entre os eventos organizados pela empresa, Andréa cita encontros Brasil-Itália, Brasil-Japão e Brasil-Israel, promovidos pelas embaixadas desses países, além do seminário Portugueses de Além-Mar, promovido em Portugal pelo ex-primeiro-ministro Mário Soares. A DMF tem no seu currículo, entre outros, a organização da Rio+10, da Cimeira, do encontro do governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Fortaleza, além da visita do então presidente americano Bill Clinton e a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


28/04/2005

Fonte: Diário de Natal

 

Avisos Licitações

25/12/2024

Governo de Pernambuco vai instalar duas mil câmeras de videomonitoramento a partir do primeiro..

A população pernambucana contará, a partir do prim...

24/12/2024

Prefeitura de Três Passos anuncia licitação para construção de ponte no rio Turvo

A Prefeitura Municipal de Três Passos divulgou a a...

24/12/2024

Ivaiporã se prepara para implantação da Zona Azul; licitação será em janeiro

O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD), ava...

23/12/2024

GDF abre licitação do projeto Zona Verde

Está tudo pronto para o lançamento, pelo GDF, da <...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita