A Polícia Federal deve indiciar por corrupção e fraude em licitação o ex-chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material dos Correios, Maurício Marinho, o ex-diretor de Administração da estatal, Antôno Osório, e seu assessor Fernando Godoy. A PF e o Ministério Público federal pediram a prisão preventiva dos três, que vão prestar depoimento nesta terça-feira, mas a Justiça rejeitou o pedido. A lei prevê punição de um a oito anos para crime de corrupção e de dois a quatro anos para fraude em licitações.
Em operação nesta segunda, a PF apreendeu computadores, agendas e cópias de contratos na sede da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e em apartamentos e escritórios de Osório, Marinho e Godoy. Segundo os agentes, o material apreendido vai ajudar nas investigações.
Marinho foi flagrado em gravação cobrando propina de fornecedores interessados em participar de processo de licitação para venda de equipamentos de informática. Indicado pelo PTB, Marinho deixou claro, segundo as fitas gravadas pelos próprios empresários, que agia em nome do presidente do PTB, Roberto Jefferson. O deputado, em discurso na Câmara na semana passada, negou envolvimento e exibiu carta de Marinho em que o funcionário dos Correios desmentia o que tinha dito na fita.
Acusado por Jefferson de ser um dos responsáveis pela gravação da conversa com Marinho, o capitão da reserva da PM de Minas José dos Santos Fortuna negou participação no episódio e denunciou estar sendo envolvido num complô de grupos que estão em guerra dentro da estatal. Fortuna, que evitava falar do assunto, diz que não conhece o autor do grampo que flagrou Marinho recebendo dinheiro.
- Não gravei, não sei quem gravou nem vou investigar para saber quem foi. Quem tem de dizer de quem é a mão que lhe entregou o dinheiro é o Marinho - diz Fortuna, dono da Empresa Atrium Engenharia, representante de empresas que disputam licitações milionárias nos Correios.
23/05/2005
20/12/2024
Obras no acesso ao bairro Planalto terão nova licitação em janeiro
Paralisadas desde maio deste ano, as obras no aces...20/12/2024
Semob anuncia licitação do projeto Zona Verde para a próxima semana
O Governo do Distrito Federal (GDF) pretende lança...20/12/2024
Metrô de SP abre licitação de R$ 16 milhões para sistema de Supervisão e Aquisição de Dados..
A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô ...20/12/2024
Prefeitura de Concórdia lança licitação do Centro Aquático
Foi lançado o edital de licitação para construção ...