O diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Haroldo Lima, disse hoje que a construção de Angra 3 deverá ser aprovada pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética).
O conselho se reúne hoje às 15h. Para Lima, a aprovação da usina é importante para aumentar a participação da energia nuclear na matriz energética brasileira.
"A discussão já está mais do que madura. Se não for aprovada hoje será uma decepção muito grande", disse. A questão de Angra 3 já foi analisada em outras reuniões do CNPE.
Além da usina nuclear, o conselho discutirá hoje a realização da 9ª rodada de licitação de áreas para a exploração de petróleo.
De acordo com Lima, se o conselho der o aval hoje para a licitação, os blocos devem ir a leilão na última semana de outubro ou primeira semana de novembro.
Angra 3
O presidente Lula defendeu a construção de Angra 3 para garantir energia a partir de 2012. Lula elogiou a tecnologia brasileira no setor e disse que não há risco de acidentes. "É uma energia limpa. Não polui. Não emite CO2. Portanto, não contribui para o efeito estufa", disse Lula.
Lula ressaltou que o Brasil precisa de energia para atrair investimentos e crescer. A construção de Angra 3 demandará investimentos da ordem de R$ 7,2 bilhões. A usina terá capacidade para gerar 1.369 MW e deve ser construída em seis anos.
25/06/2007
13/01/2025
Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda
A única empresa que se mostrou interessada em real...14/01/2025
Após aval do TCU, Sidônio diz que governo fará nova licitação para comunicação digital do governo
O novo ministro da Secretaria de Comunicação da Pr...14/01/2025
Licitação do viaduto João Simonetti fracassa e terá novo edital
Resultou fracassada a licitação que visava contrat...13/01/2025
Consórcio lança edital para implantação de usina de asfalto regional
A partir desta segunda-feira, 13, o Consócio Inter...