O setor público brasileiro movimentou R$ 419 milhões em compras públicas realizadas via Internet no primeiro trimestre de 2006. A informação é do índice mensal da FF Pesquisa & Consultoria, divulgado em parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico - Camara-e.net.
Também de acordo com o levantamento, as transações públicas online cresceram 84% nos primeiros três meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2005, quando foram movimentados R$ 228 milhões. No entanto, o percentual do total comprado no trimestre ficou em 2,9%, representando queda em relação ao verificado nos últimos meses do ano anterior (média de 4%).
“Quando analisamos o índice e-Licitações mês a mês, fica claro que a baixa no percentual se deve, fundamentalmente, à queda na utilização do pregão eletrônico em janeiro e fevereiro, tendo em março retornado ao valor médio de 4%”, explica o diretor de Tecnologia da FF, Galileu Vieira. “Esta é uma flutuação que em nada modifica a tendência de aumento das compras eletrônicas ao longo do ano”, acrescenta.
No primeiro trimestre a participação dos Estados, em termos de valor negociado via web, aumentou para 26% - em 2005 não passou de 17%. “Isto provavelmente se deve à falta de aprovação do orçamento federal por parte do congresso, que aconteceu somente em abril”, destaca Cid Torquato, diretor executivo da Camara-e.net. “Um passo importante para o aprimoramento deste tipo de processo licitatório é o uso de certificação digital. Isso com certeza garantirá maior segurança tecnológica e jurídica ao processo”, conclui.
17/05/2006
13/01/2025
Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda
A única empresa que se mostrou interessada em real...14/01/2025
Após aval do TCU, Sidônio diz que governo fará nova licitação para comunicação digital do governo
O novo ministro da Secretaria de Comunicação da Pr...14/01/2025
Licitação do viaduto João Simonetti fracassa e terá novo edital
Resultou fracassada a licitação que visava contrat...13/01/2025
Consórcio lança edital para implantação de usina de asfalto regional
A partir desta segunda-feira, 13, o Consócio Inter...