Empresa diz que não fabrica modelo procurado pelo governo.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP. O presidente da Embraer, Maurício Botelho, confirmou ontem que a empresa não fabrica modelos que atendam às exigências do governo para a compra do avião presidencial que substituirá o Boeing 707 da FAB, conhecido como Sucatão. A informação foi dada por Elio Gaspari, em sua coluna de domingo no GLOBO.
— Não temos condição de fornecer um avião como o especificado — afirmou.
Segundo Botelho, o comando da Aeronáutica procurou a Embraer assim que o presidente Lula tomou a decisão de aposentar o Sucatão.
— Mesmo se houvesse algo parecido nos nossos planos para o futuro nada aconteceria nem de perto dentro de um horizonte de cinco anos — disse.
De acordo com ele, nem o Embraer 190, maior avião já fabricado no Brasil, batizado ontem na fábrica da empresa pelo próprio Lula, é capaz de atender às exigências.
— O Embraer 190 não pode transportar 40 passageiros nem tem autonomia de oito mil quilômetros ( como quer o governo) — disse.
Um negócio do governo que interessa à Embraer é a licitação para a compra de novos caças para a FAB. O negócio, estimado em US$ 700 milhões, deve ser fechado ainda no primeiro trimestre. O ministro da Defesa, José Viegas, afirmou que seja qual for o ganhador da concorrência, a Embraer deverá ter participação na fabricação dos caças. A Embraer está no páreo associada à francesa Dassault. Mas a Rússia é apontada como favorita na disputa.
O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), defendeu a inclusão obrigatória de transferência de tecnologia para a Embraer no contrato para compra dos caças.
— A Embraer é uma empresa que tem dado uma contribuição imensa em termos de tecnologia, exportações e prestígio para o Brasil e deve ter assegurada a ela o acesso e a transferência de tecnologia — afirmou Mercadante. (R.G.)
10/02/2004
03/09/2024
Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública
O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...24/07/2024
Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC
O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...20/12/2024
Semob anuncia licitação do projeto Zona Verde para a próxima semana
O Governo do Distrito Federal (GDF) pretende lança...20/12/2024
Metrô de SP abre licitação de R$ 16 milhões para sistema de Supervisão e Aquisição de Dados..
A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô ...