A prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Empresa Municipal de Processamento de Dados (Empro), atendendo a uma meta fixada pelo prefeito Edinho Araújo (PPS) em sua última campanha, acaba de realizar um pregão presencial. O objetivo é adquirir um sistema de compras via web.
Segundo a secretaria de Comunicação Social, a empresa vencedora foi a Paradigma Tecnologia de Negócio S/A, de Florianópolis, que vai fornecer o software Portal de Compras, para funcionar em ambiente web.
Isso vai possibilitar a realização de licitação na modalidade pregão eletrônico, além de sistematizar a publicação dos procedimentos das demais modalidades, tais como pregão presencial, dispensa de licitação (compra direta), convite, tomada de preços, concorrência e registro de preços.
Trata-se de uma alternativa que deverá prover de forma transparente todos os trâmites para realização das futuras licitações e que irá servir a todas as secretarias, bem como às empresas e autarquias ligadas à administração municipal.
A estimativa é de que o pregão eletrônico de Rio Preto propicie ainda mais economia nas aquisições, uma vez que empresas de todo o País participarão das concorrências públicas via Internet.
Modalidade de negociação em ascensão, o pregão é bastante adotado, principalmente, pelo governo federal, que o elegeu como a principal forma para adquirir bens e serviços durante o primeiro semestre de 2006.
Segundo o site licitação.com.br, entre janeiro e junho, o governo federal comprou R$ 4,4 bilhões de bens e serviços comuns e o pregão eletrônico respondeu pela metade desse valor.
Agora, essa forma de aquisição está se disseminando junto aos governos estaduais e várias prefeituras do interior paulista vão passar a adotá-lo, como é o caso de Rio Preto.
A lógica do pregão
O pregão é uma modalidade de licitação que busca incrementar a competitividade e a agilidade nas contratações públicas, qualidades que são atingidas com a desburocratização dos procedimentos.
Em geral, ele é adotado para a aquisição de bens comuns e para a contratação de serviços também denominados comuns, cujos padrões de desempenho e qualidade possam estar objetivamente definidos num edital, com a adoção de especificações de uso corrente.
Essa sistemática permite, entre outras vantagens, a utilização de novas tecnologias de informação, com destaque para a Internet e tem beneficiado, principalmente, as micro e pequenas empresas, por ser um processo mais simples e menos oneroso.
Da mesma forma que em uma sala de bate-papo on-line, as empresas participantes, em dia e hora predeterminados, acompanham pela rede o desenrolar das propostas, dando seus lances como num leilão, com a diferença de que os preços devem cair a cada investida. Ao final da sessão, depois de anunciado o vencedor, a ata em formato digital fica disponível aos licitantes internautas.
05/09/2006
20/12/2024
Obras no acesso ao bairro Planalto terão nova licitação em janeiro
Paralisadas desde maio deste ano, as obras no aces...20/12/2024
Semob anuncia licitação do projeto Zona Verde para a próxima semana
O Governo do Distrito Federal (GDF) pretende lança...20/12/2024
Metrô de SP abre licitação de R$ 16 milhões para sistema de Supervisão e Aquisição de Dados..
A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô ...20/12/2024
Prefeitura de Concórdia lança licitação do Centro Aquático
Foi lançado o edital de licitação para construção ...