A greve dos servidores do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) mobiliza aproximadamente 60% dos trabalhadores. O movimento compromete o funcionamento do conjunto dos diversos setores. Mas, na avaliação do superintendente regional, Titonho Beserra, não prejudicará o georeferenciamento para a regularização das terras do Estado. O edital de concorrência será lançado no próximo mês.
Os 40% que não aderiram à greve desenvolvem rotinas de organização e saneamento em processos. Como neste período não há atendimento ao público, após a manifestação é esperado o aumento da demanda por esses serviços. “Estamos trabalhando na perspectiva da regularização fundiária porque esta é uma decisão de governo”, comentou.
De acordo com Titonho Beserra, todos os processos que existem no Incra referentes às glebas Cauamé e Caracaraí estão organizados, faltando apenas a plotagem no sistema. O georeferenciamento da Gleba Cauamé acontecerá independente da greve porque é feito por servidores de vários estados que ajudam neste trabalho desde o início do ano.
“Essa equipe já chegou a ter vinte pessoas e receberá o apoio do Exército na realização da tarefa. Nossa previsão é que no máximo até final de agosto a Gleba Cauamé estará pronta, mesmo após decidirmos georeferenciar também os lotes de outras glebas que com ela fazem fronteira. Isso significa que quando formos fazer a Gleba Caracaraí, boa parte do trabalho estará pronta”, detalhou o superintendente.
Paralelamente à execução desses trabalhos o Incra prepara a licitação para georeferenciamento de outras glebas, que será realizado pela iniciativa privada. Por enquanto, coleta tabelas de preços básicos para se familiarizar com a contratação de um serviço pouco comum.
CONCORRÊNCIA – Conforme o superintendente regional, o Incra Nacional tem dado apoio integral ao trabalho de regularização fundiária em Roraima. Inclusive, em disponibilizar R$ 2,5 milhões para serem aplicados ainda este ano.
“No final deste mês, dois dirigentes nacionais estarão aqui para discutir o andamento desse trabalho. Dessa forma, creio que nos próximos 45 dias estaremos prontos para lançar os editais de concorrência. Não é uma tarefa fácil porque são mais de vinte glebas, algumas em locais de difícil acesso e a pretensão é georeferenciar todas elas”, informou Titonho Beserra.
20/07/2007
30/12/2024
Raquel Lyra anuncia licitação para construção do Hospital Mestre Dominguinhos
A governadora Raquel Lyra, do PSDB, prometeu para ...30/12/2024
Investimento de R$ 15,8 milhões vai reforçar operação de diques contra cheias em Blumenau
Três dos cinco diques de Blumenau terão o sistema ...30/12/2024
Prefeitura abre licitação para contratar nova empresa de coleta de lixo
A prefeitura de Laguna abriu licitação para contra...29/12/2024
Governo Leite prepara contratação de empresas para comunicação digital
O governo Eduardo Leite prepara um edital para a c...