Licitações para insulina e camisinha podem ter sido fraudadas


Brasília - Em seu primeiro dia de trabalho, nesta terça-feira, a comissão de sindicância interna criada pelo Ministério da Saúde para investigar denúncias de fraudes na aquisição de hemoderivados encontrou indícios de irregularidades em processos licitatórios para aquisição de outros produtos, como insulina e preservativos, informou a Assessoria de Imprensa do Ministério.
O primeiro processo sob suspeita é uma licitação para compra de insulina, do início de 2004. Havia recomendação da Consultoria Jurídica do Ministério no sentido de que fosse feita uma licitação internacional, mas a Coordenadoria Geral de Recursos Logísticos (CGRL) ignorou essa recomendação e fez uma licitação apenas em âmbito nacional. Segundo informação do Ministério, há suspeitas de que teria havido formação de cartel durante o processo. O caso foi encaminhado à Subsecretaria de Assuntos Administrativos do Ministério. A vencedora da licitação nacional foi a Biobrás.
Irregularidades na compra de camisinhas teriam ocorrido, segundo a Assessoria de Imprensa, no fim do ano passado. Era uma licitação internacional para aquisição de 400 milhões de preservativos. Depois de concluído o processo licitário, uma servidora da Coordenação Nacional DST/Aids o anulou, e, pouco tempo depois, foi iniciado um processo de compra emergencial de 75 milhões de camisinhas. A venda seria feita pela empresa que havia ficado em terceiro lugar na licitação, mas a Consultoria Jurídica do Ministério impediu que o negócio se concretizasse.
Agora, as duas licitações estão sendo analisadas pela comissão de sindicância interna. Os resultados da investigação constarão de um relatório que será enviado à Polícia Federal, ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas da União e à Controladoria Geral da União.


26/05/2004

Fonte: Estadão.com

 

Curso Licitações

13/01/2025

Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda

A única empresa que se mostrou interessada em real...

14/01/2025

Licitações estimulam alta de 35% na fabricação de chassi ônibus

São Paulo – Os pedidos do programa do governo fede...

14/01/2025

Empreiteira atrasa e Ribeirão Pires abre nova licitação para reformar mirante

A prefeitura de Ribeirão Pires vai abrir uma nova ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita