Brasília - O ministro das Comunicações, Miro Teixeira, afirmou hoje que estão superados os problemas que impediam a aplicação dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). Com isso, está aberto o caminho para a informatização de 181 mil escolas públicas brasileiras, inclusive nas regiões mais atrasadas e remotas. O Fust dispõe de cerca de R$ 1,5 bilhão para promover a inclusão digital na rede pública de ensino de todo o país ao longo de quatro anos.
Segundo informou o ministro, a informatização massiva da rede pública de ensino se traduzirá em inclusão sócio-econômica: "Não se trata apenas de plugar as escolas nas tomadas, mas de dar conteúdo, permitir que o menino da comunidade carente ganhe o mesmo instrumento de trabalho que têm os filhos da classe média", enfatizou.
A declaração do ministro foi dada pela manhã, no Palácio do Planalto, pouco antes da reunião ministerial de avaliação do primeiro ano do governo Lula. Miro disse também que o reajuste das tarifas telefônicas não é mais um problema para o Brasil. A partir de 2006, conforme informou, começarão a vigorar os novos contratos, que já estarão de acordo com o decreto presidencial que revogou a indexação das tarifas ao Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI).
Para 2004, Miro ainda prevê algumas dificuldades no país. Mas a seu ver as perspectivas são otimistas no que se refere à ampliação do acesso de comunidades carentes à informática. Sobre o rompimento do PDT com o governo e o reflexo disso na sua permanência no Ministério, ele disse que a decisão depende principalmente do presidente Luíz Inácio Lula da Silva.
Miro é deputado licenciado do PDT. Ele destacou, no entanto, que o seu posicionamento político é de defesa do governo Lula, independentemente do seu futuro na Pasta. "Cargo é absolutamente secundário", lembrou.
18/12/2003
20/12/2024
Obras no acesso ao bairro Planalto terão nova licitação em janeiro
Paralisadas desde maio deste ano, as obras no aces...20/12/2024
Semob anuncia licitação do projeto Zona Verde para a próxima semana
O Governo do Distrito Federal (GDF) pretende lança...20/12/2024
Metrô de SP abre licitação de R$ 16 milhões para sistema de Supervisão e Aquisição de Dados..
A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô ...20/12/2024
Prefeitura de Concórdia lança licitação do Centro Aquático
Foi lançado o edital de licitação para construção ...