As MPs do setor elétrico devem ser votadas pelo Plenário nesta quarta-feira. O parecer do deputado Salvador Zimbaldi (PTB-SP) à MP 144/03, que cria a Empresa de Pesquisa Energética, foi apresentado na sessão desta terça, mas a votação da matéria acabou adiada em razão de pedido de vistas do relatório pela Oposição.
Já o parecer do deputado Fernando Ferro (PT-PE) à MP 144/03, que estabelece regras gerais para compra e venda de energia, será apresentado em sessão extraordinária nesta quarta-feira, às 9 horas.
PESQUISA ENERGÉTICA
A criação de um conselho consultivo com representantes de diversos segmentos da sociedade relacionados à questão energética e a criação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) com o capital exclusivo da União foram as principais alterações introduzidas pelo deputado Salvador Zimbaldi (PTB-SP) na Medida Provisória 145/03.
Ele também excluiu artigo sobre a contratação de obras, que considerou redundante, pois a Lei de Licitações (Lei 8666/93) já contempla as empresas públicas, e acrescentou outras atribuições à empresa nas regras para a realização de estudos na área energética.
A nova empresa será vinculada ao Ministério das Minas e Energia, com a finalidade de promover estudos e pesquisas para subsidiar o planejamento do setor energético nas áreas de energia elétrica, petróleo, gás natural e seus derivados, fontes energéticas renováveis ou eficiência energética. A empresa realizará ainda estudos sobre a matriz energética brasileira e o aproveitamento dos potenciais hidráulicos, dará suporte às articulações relativas ao aproveitamento energético de rios compartilhados com países limítrofes e desenvolverá estudos para incrementar a utilização dos combustíveis renováveis, dentre outras atribuições. Os estudos e pesquisas desenvolvidos pela EPE subsidiarão o planejamento de ações do Ministério de Minas e Energia quanto à política energética nacional.
28/01/2004
13/01/2025
Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda
A única empresa que se mostrou interessada em real...14/01/2025
Após aval do TCU, Sidônio diz que governo fará nova licitação para comunicação digital do governo
O novo ministro da Secretaria de Comunicação da Pr...14/01/2025
Licitação do viaduto João Simonetti fracassa e terá novo edital
Resultou fracassada a licitação que visava contrat...13/01/2025
Consórcio lança edital para implantação de usina de asfalto regional
A partir desta segunda-feira, 13, o Consócio Inter...