A construção da bacia de contenção e de um dique para solucionar o problema de enchentes no Jardim Abaeté custará à Prefeitura cerca de R$ 2 milhões e a obra deve ser iniciada dentro de 60 a 90 dias. A informação foi confirmada quarta-feira 19/01 pelo prefeito Vitor Lippi (PSDB), em visita ao Cruzeiro do Sul. Porém, não há prazo para a conclusão do empreendimento, que será construído com verba municipal.
Segundo o prefeito, o valor da obra equivale ao de uma Unidade Pré-Hospitalar, semelhante àquela que funciona na Zona Norte. Destacou que a administração pública municipal já tem em caixa verba reservada para essa finalidade. "Tão logo esteja concluído o processo licitatório, para definição da empresa que realizará o serviço, a construção terá início", garantiu. O tempo de espera para que a obra seja iniciada estaria relacionada à demora nos trâmites burocráticos da licitação.
Os representantes das empresas interessadas em executar o serviço deverão na sexta-feira comparecer à Estação de Tratamento de Água no Cerrado, às 8h, para a entrega das documentações e das propostas de licitação. Inicialmente, 20 empresas se mostraram dispostas a participar da concorrência, sendo que 17 estiveram representadas no último dia 17 na visita técnica ao local onde o dique e a bacia de contenção serão construídos. A participação era exigência do edital das obras.
Em reunião ontem pela manhã, na sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a questão do risco de enchentes no Jardim Abaeté foi tratada também pelo diretor geral da autarquia, Pedro Dal Pian Flores. Na ocasião, ele, engenheiros do Saae e representantes do Legislativo e da Prefeitura de Sorocaba estiveram reunidos com integrantes da Sociedade de Moradores do Jardim Abaeté.
Dal Pian revelou que as empresas interessadas na disputa tinham até o último dia 18 para efetuar o depósito de uma verba caução, também conforme determina o edital. O procedimento foi realizado por 16 empresas, as quais ficaram habilitadas a continuar como participantes na licitação. "Na sexta-feira todos apresentarão suas propostas e documentos, os quais serão analisados e discutidos por todos os presentes". frisou.
Definição e demora
O diretor geral do Saae mencionou que o vencedor da licitação pode ser conhecido ainda na sexta-feira. Caso isso ocorra, é possível que o tempo mínimo para o início da obra caia para um mês. Mas Dal Pian acha a hipótese pouco provável. O motivo é que se não houver definição ainda no encontro de sexta-feira, o material entregue por cada empresa será depois analisado pela comissão de licitação, que dará a decisão final.
Dal Pian acredita que seja difícil especificar com precisão uma data para o início das obras no Jardim Abaeté, uma vez que finalizada a entrega das propostas, há possibilidade de que uma empresa derrotada entre com recurso para tentar reverter a situação. "Aí teremos o prazo para estudo dos recursos. Fora o tempo para a publicação dos editais de contratação da empresa vencedora e demais obrigações de ordem burocrática", complementou.
20/01/2005
20/12/2024
Obras no acesso ao bairro Planalto terão nova licitação em janeiro
Paralisadas desde maio deste ano, as obras no aces...20/12/2024
Semob anuncia licitação do projeto Zona Verde para a próxima semana
O Governo do Distrito Federal (GDF) pretende lança...20/12/2024
Metrô de SP abre licitação de R$ 16 milhões para sistema de Supervisão e Aquisição de Dados..
A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô ...20/12/2024
Prefeitura de Concórdia lança licitação do Centro Aquático
Foi lançado o edital de licitação para construção ...