Desde outubro do ano passado, quando a Prefeitura de Sorocaba passou a utilizar-se dos pregões do Sistema Eletrônico do Banco do Brasil (www.licitacoes-e.com.br) para a compra de materiais e equipamentos a preços mais acessíveis, a economia vem sendo sentida em todos os setores do governo municipal. Conforme a Secretaria da Administração (Sead), a realização desse tipo de licitação tem gerado uma economia média de 19,86% de ganho financeiro em relação aos processos convencionais.
O secretário Januário Renna conta que, até o momento, a Prefeitura já homologou e encerrou 505 processos de pregões obtendo, com isso, uma economia de R$ 10.018.871,14 aos cofres públicos. A economia que os pregões estão proporcionado à Prefeitura é possível, segundo o secretário, porque o sistema permite que se adquira bens a preços menores e, assim, gere recursos para outras ações da administração.
Renna lembra que o pregão é um serviço de comércio eletrônico que o BB disponibiliza na Internet para a realização de compras e contratações públicas. Sua negociação é concorrida devido a agilidade do processo e também porque, estando aberta ao público, possibilita livre acesso aos detalhes dos negócios e aos lances dos fornecedores. Segundo o secretário, os interessados em participar, como comprador ou fornecedor de bens ou serviços, devem se habilitar e se cadastrar previamente junto ao Banco do Brasil.
Segundo Renna, o processo começa com a pré-habilitação no site www.licitacoes-e.com.br quando os prováveis fornecedores se habilitam para apresentação de proposta. A Prefeitura nomeia um pregoeiro para conduzir a licitação e, a partir daí, em sessão pública, os fornecedores oferecem lances, num determinado prazo.
O fechamento da compra se dá após tempo aleatório determinado pelo sistema do BB e, após encerramento da disputa, o pregoeiro confere a documentação de habilitação enviada e adjudica o certame, sendo vencedor aquele que oferecer o menor preço.
Visando modernizar e melhorar ainda mais os serviços prestados na cidade e na intenção de ampliar a participação dos fornecedores locais, a Prefeitura trabalha na implantação de um novo sistema, que entrará em operação no segundo semestre deste ano. Ele está sendo desenvolvido em parceria com a empresa Paradigma Tecnologia de Negócios S.A., que conta com softwares para gestão de negócios e relacionamentos eletrônicos, que possibilitam a realização de pregões eletrônicos, compra direta e carta convite através do sistema WBC Public (Web Bussines Center), que contempla catorze modalidades de compra e venda.
13/06/2007
13/01/2025
Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda
A única empresa que se mostrou interessada em real...14/01/2025
Após aval do TCU, Sidônio diz que governo fará nova licitação para comunicação digital do governo
O novo ministro da Secretaria de Comunicação da Pr...14/01/2025
Licitação do viaduto João Simonetti fracassa e terá novo edital
Resultou fracassada a licitação que visava contrat...13/01/2025
Consórcio lança edital para implantação de usina de asfalto regional
A partir desta segunda-feira, 13, o Consócio Inter...