País apressa licitação da maior plataforma de gás


O estaleiro Mauá Jurong deve ser anunciado como o vencedor da concorrência. Na corrida para aumentar a oferta de gás no País, deflagrada pela crise na Bolívia, a Petrobras acelerou a licitação da maior plataforma já encomendada pela estatal: a de Mexilhão, na Bacia de Santos. O pólo produzirá 15 milhões de metros cúbicos/dia, mais da metade do que o Brasil importa da Bolívia. Com proposta de R$ 1,17 bilhão, o estaleiro Mauá Jurong é praticamente o vencedor da concorrência para a construção da plataforma. "Já estávamos trabalhando com pressa, mas a crise reforçou esta necessidade", diz o gerente da Petrobras, Pedro Barusco.
Segundo o consultor Humberto Guimarães, há muito tempo o Brasil deveria ter explorado suas reservas naturais de gás. Desde a criação do gasoduto Bolívia-Brasil, em 1999, a Petrobras deixou de utilizar 36,736 bilhões de metros cúbicos do insumo retirados de poços brasileiros, o que equivale, em valores, a perdas de US$ 5,26 bilhões.
As declarações do ministro boliviano, Andrés Soliz Rada, de que o país não participará do Gasoduto do Sul se a Petrobras for majoritária, sacudiu ainda mais as relações com o Brasil.


15/05/2006

Fonte: Gazeta Mercantil

 

Avisos Licitações

13/01/2025

Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda

A única empresa que se mostrou interessada em real...

14/01/2025

Licitação do viaduto João Simonetti fracassa e terá novo edital

Resultou fracassada a licitação que visava contrat...

13/01/2025

Consórcio lança edital para implantação de usina de asfalto regional

A partir desta segunda-feira, 13, o Consócio Inter...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita