Petrobras critica ANP por regras de licitação de áreas de petróleo


O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, criticou a restrição de arremate imposta pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) para a 8ª Rodada de Licitações de blocos de exploração de petróleo.
De acordo com o edital, as empresas operadoras [na prática, quem gerencia os contratos] poderão apresentar ofertas para diversos blocos em cada um dos setores, mas as ofertas vencedoras estarão limitadas ao número estabelecido.
Estrella criticou a limitação da oferta. 'Nós já manifestamos à ANP completa discordância quanto a isso. A Petrobras e outra empresas não podem ser limitadas em suas atividades. Estamos em um mercado aberto. Não há a mínima condição de as empresas aceitarem isso', afirmou.
Segundo a ANP, o objetivo ao estabelecer um limite de ofertas é estimular a entrada de novos investidores e aumentar a concorrência no segmento de exploração e produção de petróleo no Brasil.
Estrella disse ainda que 'limitar a atuação da Petrobras e de outras empresas no país é inaceitável sob o ponto de vista empresarial', mas como se trata de uma norma irá se adaptar. 'Isso não tem cabimento.'
'Eu como diretor de exploração tenho de demostrar a minha estranheza e a minha indignação. Isso não tem cabimento sob o ponto dos interesses nacionais e sob o ponto vista da indústria petrolífera. É a competição por blocos que vai render mais recursos ao governo.'
A 8ª rodada será realizada nos dias 28 e 29 de novembro, no Rio de Janeiro. A área total em oferta é de aproximadamente 101.600 Km2, subdividida em 284 blocos. Pela primeira vez, não serão levadas a leilão áreas na bacia de Campos, a maior produtora do país.


18/10/2006

Fonte: Folha Online

 

Curso Licitações

20/12/2024

Obras no acesso ao bairro Planalto terão nova licitação em janeiro

Paralisadas desde maio deste ano, as obras no aces...

20/12/2024

Semob anuncia licitação do projeto Zona Verde para a próxima semana

O Governo do Distrito Federal (GDF) pretende lança...

20/12/2024

Metrô de SP abre licitação de R$ 16 milhões para sistema de Supervisão e Aquisição de Dados..

A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô ...

20/12/2024

Prefeitura de Concórdia lança licitação do Centro Aquático

Foi lançado o edital de licitação para construção ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita