A empresa brasileira Petrobrás-Teikoko, a hispano-argentina Repsol-YPF, a americana Chevron e a venezuelana Winkler Oil ganharam ontem uma licitação para explorar gás em frente à costa ocidental venezuelana.
Rafael Ramírez, ministro venezuelano da Energia e do Petróleo, anunciou os ganhadores da licitação, correspondente à Fase B do projeto Rafael Urdaneta, situado ao redor da península de Paraguaná, 600 quilômetros a oeste de Caracas.
Ramírez disse que as companhias ganhadoras investirão US$ 61 milhões para iniciar os trabalhos de prospecção e receberão as licenças em 30 de novembro, em um ato que ocorrerá em Paraguaná.
As licenças terão duração de 30 anos e o Estado poderá participar por meio da Petróleos da Venezuela (PDVSA) com uma porcentagem de 35%, uma vez declarada a viabilidade do projeto.
O Ministério da Energia e do Petróleo informou que o gás produzido será destinado preferentemente ao mercado local e o excedente será exportado.
Em outubro, o presidente Hugo Chávez entregou três licenças de gás não associado, correspondentes à Fase A do Projeto, às empresas Gazprom, da Rússia, e Chevron dos Estados Unidos.
O projeto Rafael Urdaneta é formado por 29 blocos, dos quais 18 estão no Golfo da Venezuela e 11 em frente à costa nordeste de Paraguaná.
Ele cobre uma área aproximada de 30 mil quilômetros quadrados, onde se calcula que há 26 trilhões de pés cúbicos de gás em reservas.
16/11/2005
13/01/2025
Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda
A única empresa que se mostrou interessada em real...14/01/2025
Após aval do TCU, Sidônio diz que governo fará nova licitação para comunicação digital do governo
O novo ministro da Secretaria de Comunicação da Pr...14/01/2025
Licitação do viaduto João Simonetti fracassa e terá novo edital
Resultou fracassada a licitação que visava contrat...13/01/2025
Consórcio lança edital para implantação de usina de asfalto regional
A partir desta segunda-feira, 13, o Consócio Inter...