Polícia investiga irregularidades em licitações de gestão Barjas Negri


A Polícia Civil de Piracicaba (SP) investiga supostas irregularidades em licitações de obras públicas ocorridas durante a gestão do prefeito Barjas Negri (PSDB), eleito em 2004. O caso é apurado por meio de um inquérito criminal.
A polícia investiga se empresas de Abel Pereira estão entre as que teriam sido favorecidas. A suposta ligação entre Barjas e o empresário Abel foi apontada pelos Vedoin, donos da Planam.
De acordo com os Vedoin, Abel cobrava propina para facilitar a liberação de recursos no Ministério da Saúde durante a gestão de Barjas à frente da pasta, em 2002. O prefeito e o empresário negam as acusações.
O delegado-seccional de Piracicaba, João José Dutra, disse nesta quarta-feira que o inquérito foi instaurado no dia 10 de agosto a pedido do Ministério Público da cidade, que recebeu uma denúncia anônima indicando suposto favorecimento de empresas em licitações.
"As denúncias que chegaram ao Ministério Público são genéricas e não apontam nomes de possíveis testemunhas. Solicitamos documentos das licitações para realizar uma análise e iniciar os depoimentos", disse o delegado.
A denúncia também incluiu o suposto favorecimento na licitação para escolher a empresa responsável pela coleta e varrição de lixo na cidade.
O pedido de abertura de inquérito foi encaminhado à polícia pelo Ministério Público no dia 8 de junho --cerca de três meses antes da suposta ligação entre Barjas e Abel ter sido relatada pelos Vedoin em entrevista à revista "IstoÉ", publicada em setembro.
Entre os documentos solicitados pela polícia à prefeitura estão editais de licitação e contratos firmados.
Há três semanas, vereadores de oposição a Barjas tentaram instaurar uma comissão para investigar os contratos realizados entre a gestão do tucano e as empresas da família de Abel.
No entanto, a bancada de vereadores aliados a Barjas conseguiu barrar as investigações ao bloquear a comissão.
O advogado de Abel Pereira, Sérgio Pannunzio, disse que as empresa que estão em nome do empresário não executam obras para a prefeitura há mais de seis anos. Ele negou que empresas de seu cliente tenham sido favorecidas em licitações na administração.
O prefeito de Piracicaba foi procurado pela Folha para comentar o inquérito, por meio de sua assessoria de imprensa, mas não se pronunciou até 20h30.


11/10/2006

Fonte: Folha de São Paulo

 

Curso Licitações

26/07/2024

Governo de Pernambuco anuncia licitação para recuperação da PE-060

O Governo de Pernambuco divulgou, nesta sexta-feir...

27/07/2024

Governador autoriza licitação para obras orçadas em R$ 73 milhões na SC-401 em Florianópolis

O governador Jorginho Mello autorizou nesta sexta-...

24/07/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

26/07/2024

Uiraúna anuncia licitação de R$ 256 mil para exames e laudos médicos

A prefeita do município de Uiraúna, Leninha Romão,...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita