Jacareí (SP)-A escolha da empresa que irá operar o novo sistema de transporte público de Jacareí foi adiada ontem pela prefeitura da cidade e só deverá acontecer em cerca de 30 dias.
O adiamento contrariou expectativa da administração de definir o certame ainda ontem, conforme havia sido anunciado na última semana.
O adiamento, segundo o secretário de Assuntos Jurídicos, Nelson Aparecido Júnior aconteceu devido à complexidade dos documentos apresentados pelas três empresas envolvidas na disputa: a JTU (Jacareí Transporte Urbano), a Empresa de Ônibus Pássaro Marrom e a Viação Atibaia.
As empresas haviam sido consideradas inabilitadas no certame há 15 dias, mas, segundo a administração, os problemas seriam simples e de ordem técnica e poderiam ser sanados ontem, o que permitiria a abertura dos envelopes.
"Os documentos apresentados envolveram questões técnicas específicas de transporte, que superam o conhecimento da comissão de licitações. Desta forma, decidimos adiar a abertura dos envelopes, para que a nova documentação possa ser analisada pela Diretoria de Transporte", disse Nelson Aparecido.
Segundo o secretário, esta análise deve acontecer em 10 ou 15 dias, com a publicação das empresas consideradas habilitadas no Boletim Oficial do Município logo a seguir.
Na publicação, a prefeitura irá abrir prazo de recurso para as interessadas de cinco dias e, se não houver contestação, a abertura dos envelopes, decisiva para a definição da vencedora, irá acontecer logo depois.
"Eu continuo otimista de que poderemos resolver esta questão (a licitação) o mais rápido possível. Ainda este ano, se tudo ocorrer como esperamos", disse.
CARATER PRECÁRIO - O transporte público de Jacareí está funcionando em caráter precário desde 2002, sob a justificativa de continuidade de serviço essencial à população, pela empresa JTU --que havia explorado as linhas da cidade, por meio de concessão, nos 20 anos anteriores.
A empresa escolhida neste certame, que está sendo desenvolvido desde do início da administração do prefeito Marco Aurélio de Souza (PT), em 2001, deverá ser responsável pela implantação do novo modelo de transporte da cidade.
O modelo prevê investimentos iniciais de cerca de R$ 27 milhões, para a integração das linhas, por meio da bilhetagem eletrônica, em 10 miniterminais de transferência, além de transporte complementar para portadores de deficiência física.
15/11/2006
13/01/2025
Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda
A única empresa que se mostrou interessada em real...14/01/2025
Após aval do TCU, Sidônio diz que governo fará nova licitação para comunicação digital do governo
O novo ministro da Secretaria de Comunicação da Pr...14/01/2025
Licitação do viaduto João Simonetti fracassa e terá novo edital
Resultou fracassada a licitação que visava contrat...13/01/2025
Consórcio lança edital para implantação de usina de asfalto regional
A partir desta segunda-feira, 13, o Consócio Inter...