A Prefeitura de Três Lagoas abriu licitação para a contratação de empresa interessada na construção da Unidade de Saúde da Família (USF) Miguel Nunes. A abertura dos envelopes está prevista para o dia 14 de abril. O projeto seguirá o modelo UBS Porte IV do Ministério da Saúde e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
A obra será executada sob o regime de empreitada por preço unitário, com valor orçado em R$ 4,9 milhões e prazo de execução de 450 dias a partir do início do contrato.
Para participar da licitação, as empresas interessadas devem realizar cadastro prévio no sistema e possuir credenciamento ativo. Além disso, os representantes precisam ter poderes legais comprovados para atuar em nome da empresa licitante, seja por meio de contrato social ou procuração válida.
O critério de seleção será baseado no menor preço ou maior percentual de desconto, conforme o tipo de serviço ou bem adquirido.
A nova unidade de saúde tem o objetivo de viabilizar a instalação da segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas na cidade. Atualmente, Três Lagoas conta apenas com uma UPA, localizada no bairro Vila Carioca, o que limita o acesso de moradores de regiões mais afastadas, como a parte Norte do município.
O projeto foi anunciado pelo prefeito Cassiano Maia (PSDB) em fevereiro deste ano, durante a abertura dos trabalhos legislativos. Segundo Maia, a expansão do município torna essencial a ampliação dos serviços de saúde emergencial. A escolha da localização no bairro Vila Nova foi feita com base em critérios estratégicos e logísticos, considerando a viabilidade da região para a instalação de uma unidade de porte 4, que funcionaria 24 horas.
A proposta prevê que a nova unidade seja implantada no Vila Nova, enquanto a atual UPA continuará atendendo no Parque São Carlos. Dessa forma, a gestão municipal buscará descentralizará o atendimento de urgência e emergência, garantindo serviços mais acessíveis a toda a população.
A construção dessa unidade 24 horas atende a uma antiga reivindicação dos moradores, que frequentemente enfrentam dificuldades para se deslocar até a UPA existente. Com a nova estrutura, a administração municipal pretende melhorar a qualidade do atendimento emergencial, proporcionando um acesso mais rápido e eficiente aos serviços de saúde.
29/03/2025
01/04/2025
Governo lança licitação para construir orlas de Cáceres e Barão de Melgaço
O Governo de Mato Grosso lançou, nesta segunda-fei...31/03/2025
APS publica editais para contratar serviços de saúde suplementar e fornecimento de materiais
A Autoridade Portuária de Santos (APS), empresa re...31/03/2025
Governo Jerônimo lança licitação para gastar um bilhão de reais em propaganda na internet
A Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia la...31/03/2025
IFMS abre licitação para construir dois novos campus por R$ 64,7 milhões
O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) a...