Prefeitura adere a pregão eletrônico


O prefeito Iris Rezende (PMDB) assinou ontem um termo de apoio de cooperação técnica e operacional entre a Prefeitura de Goiânia e a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), para a implantação do pregão eletrônico nas licitações públicas do município, sem ônus ao poder público.
Segundo o presidente da Comissão de Licitação do Município, Renor Juriti, o pregão eletrônico é uma modalidade de licitação, regulamentada por lei, constituindo-se numa nova ferramenta que amplia o universo de fornecedores, dando mais credibilidade ao processo. Ele estima que essa nova modalidade deva gerar uma economia em torno de 20% a 30% no processo licitatório anual.
O representante da corretora BBM, Luiz Antônio de Brito, que assinou o termo de cooperação técnica, citou como exemplo o governo federal, que em 2007 conseguiu economizar mais de R$ 32 milhões utilizando a bolsa para suas compras. Brito disse que a BBM adotou o pregão eletrônico em 2005 e que hoje atende a 340 prefeituras em todo o País. “Esses pregões vieram para atender uma legislação federal, em que todos os repasses de verbas da União para os municípios sejam licitados via pregão eletrônico”.
Para Luiz Brito, essa nova modalidade, além da praticidade e transparência que oferece, é uma demonstração, da parte da Prefeitura, da seriedade em procedimentos de concorrências públicas. Iris Rezende justificou a assinatura da parceria pela credibilidade demonstrada pela Bolsa de Mercadorias.
O pregão eletrônico é desenvolvido com recursos da tecnologia da informação, exclusivamente para aquisições de bens e serviços via internet, em que vence o fornecedor que oferecer o melhor preço.

VANTAGENS
Além de não gerar nenhum custo para a administração pública, o acordo de Cooperação Técnica e Operacional com a BBM oferece várias vantagens. Ele destaca a ampliação do número de fornecedores de mercadorias na disputa, bons preços, redução dos custos aos fornecedores, sessão pública de fácil acesso, via internet, para o acompanhamento dos interessados, sistema operacional seguro, sem perigo de invasores no sistema, agilidade nas contratações ou compras, diminuição dos prazos entre as publicações dos editais e os recebimentos de produtos e serviços.
Cabe ao órgão comprador definir no edital as condições do pregão. Qualquer pessoa física ou jurídica interessada pode participar dos pregões, após o cadastramento em uma Central Regional de Operações da Bolsa. Esse cadastro é feito por intermédio de corretora de mercadorias, nos prazos estabelecidos.
As operações são executadas pela corretora autorizada pelo fornecedor, por meio de chaves e senhas de acesso ao sistema eletrônico. Segundo ainda as explicações do representante da BBM, “o pregão oferece condições operacionais que interface amigável de comunicação entre os usuários da administração pública, os operadores e os fornecedores, permitindo acesso fácil as informações básicas e aos detalhes das licitações, especificações dos produtos e serviços”.
O sistema utiliza recursos de criptografia e autenticação, proporcionando total segurança à interligação simultânea dos participantes sem a interferência da Bolsa Brasileira de Mercadorias. Os editais podem ser divulgados a partir de qualquer sistema informatizado do próprio órgão comprador.


21/02/2008

Fonte: HojeNoticia

 

Avisos Licitações

09/01/2025

Prefeitura de Concórdia encaminha para licitação projeto de reforma do Posto do bairro Nazaré

O prefeito Edilson Massocco, acompanhado do vice-p...

08/01/2025

Infraero abre licitação para centro comercial no aeroporto de Itaperuna

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuár...

08/01/2025

Prefeitura realiza sessão de licitação para parques na orla da Represa de Guarapiranga

A Sessão de Licitação dos Parques Municipais da or...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita