Empresas interessadas em participar do financiamento do projeto Portais da Cidade, na modalidade parceria público-privada (PPP), têm até amanhã, 29, para encaminhar à prefeitura as manifestações de interesse.
A documentação deve ser encaminhada ao Setor de Protocolo do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10), das 8h30 às 12h e das 12h20 às 18hs. As informações técnicas sobre o projeto e as instruções sobre a participação nesta fase podem ser acessadas no roteiro de procedimentos, disponível na internet: www.ppp.portoalegre.rs.gov.br.
O projeto Portais da Cidade visa qualificar o transporte coletivo urbano, além de contribuir para revitalizar o Centro, que hoje recebe 33 mil viagens diárias de ônibus, mas que chegam ao destino final com apenas 30% de ocupação. Trata-se do primeiro projeto planejado no sistema de PPP em Porto Alegre. De acordo com o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães, a manifestação de interesse é a forma de a iniciativa privada apresentar suas condicionantes e sugestões que, juntamente com as referências propostas pelo poder público, poderão ser contempladas no edital de licitação do projeto. "A previsão é de que o edital seja publicado em agosto", afirmou.
Nos dias 12 e 13 de junho, estará em Porto Alegre uma missão da Cooperação Andina de Fomento, organismo internacional de financiamentos com sede em Caracas, para contatos com o setores público e privado, principalmente com as empresas que formalizaram interesse no projeto. Na prefeitura, a missão irá se reunir com o Comitê Gestor das PPPs. O objetivo é a constituição do fundo garantidor que dará respaldo ao projeto.
O projeto Portais da Cidade é um novo sistema de circulação e transporte no centro da cidade. Os ônibus procedentes dos bairros chegarão em três grandes portais (Cairu, Azenha e Largo Zumbi/Açorianos), onde os passageiros farão uma transferência integrada para veículos modernos, mais rápidos, mais seguros e menos poluentes, que farão a ligação entre os três portais e mais 18 terminais espalhados pelo centro. Nos horários de pico, os ônibus dessa linha expressa deverão circular com intervalos de 1min30s; outros horários o intervalo será de três a quatro minutos. O projeto foi reconhecido pelo Green Forum como uma das mais inovadoras iniciativas contra o aquecimento global.
28/05/2007
13/01/2025
Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda
A única empresa que se mostrou interessada em real...14/01/2025
Após aval do TCU, Sidônio diz que governo fará nova licitação para comunicação digital do governo
O novo ministro da Secretaria de Comunicação da Pr...14/01/2025
Licitação do viaduto João Simonetti fracassa e terá novo edital
Resultou fracassada a licitação que visava contrat...13/01/2025
Consórcio lança edital para implantação de usina de asfalto regional
A partir desta segunda-feira, 13, o Consócio Inter...