O vereador Lúdio Cabral (PT) ingressou hoje na Câmara de Cuiabá com projeto de lei que obriga a administração municipal divulgar, com antecedência mínima de cinco dias úteis, informações detalhadas sobre processos licitatórios feitos nas modalidades Carta Convite e contratação por Inexigibilidade de Licitação. O projeto prevê que as informações sejam publicadas na Gazeta Municipal, que é o Diário Oficial do Município e no site da prefeitura.
O objetivo, segundo Lúdio é instituir medidas de transparência e controle para esses procedimentos licitatórios fortalecendo o combate ao favorecimento ilícito e outras irregularidades na gestão pública do município.
Nos casos da modalidade Carta Convite (aplicados a despesas de 8 mil a 150 mil reais segundo a lei das licitações), o projeto prevê a divulgação antecipada do objeto da licitação e o nome das empresas para as quais a administração enviou os convites.
Quando um órgão da administração direta ou indireta do município fizer compras ou adquirir serviços sem licitação por inexigibilidade de licitação (causada pela inviabilidade de competição entre os fornecedores de determinado produto) a contratação da empresa e o objeto do serviço a ser prestado deverá ser publicado cinco dias antes de sua efetivação. A proposta define ainda a veiculação em jornal de grande circulação quando a contratação atingir um preço maior do que o admitido na modalidade de tomada de preços (até 1 milhão e 500 mil reais).
20/09/2007
13/01/2025
Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda
A única empresa que se mostrou interessada em real...14/01/2025
Após aval do TCU, Sidônio diz que governo fará nova licitação para comunicação digital do governo
O novo ministro da Secretaria de Comunicação da Pr...14/01/2025
Licitação do viaduto João Simonetti fracassa e terá novo edital
Resultou fracassada a licitação que visava contrat...13/01/2025
Consórcio lança edital para implantação de usina de asfalto regional
A partir desta segunda-feira, 13, o Consócio Inter...