Brasília - Aviso de licitação para a execução dos serviços de dragagem do canal de acesso e das bacias de evolução do Porto de Santos, o maior da América Latina, foi publicado hoje no Diário Oficial da União. A licitação será conduzida pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), vinculada ao Ministério dos Transportes.
O local a ser dragado foi dividido em dois trechos, que têm início no canal de acesso (barra) estendendo-se até a Alamoa. Com o uso do critério de medição, a Codesp terá condições de fiscalizar se as profundidades determinadas no projeto foram atingidas.
O diretor-presidente da Codesp, José Carlos Rego, explica que esse serviço é fundamental para que Santos possa responder às exigências do mercado internacional. Ele informa que o mercado utiliza embarcações cada vez maiores.
A Codesp draga sistematicamente os berços de atracação do Porto de Santos desde 1996, para manter as profundidades de projeto. A última dragagem do canal de navegação foi concluída em dezembro de 2002. Atualmente, as cotas dos canais de navegação interno e externo não restringem a navegação das embarcações que chegam a Santos.
19/03/2004
13/01/2025
Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda
A única empresa que se mostrou interessada em real...14/01/2025
Após aval do TCU, Sidônio diz que governo fará nova licitação para comunicação digital do governo
O novo ministro da Secretaria de Comunicação da Pr...14/01/2025
Licitação do viaduto João Simonetti fracassa e terá novo edital
Resultou fracassada a licitação que visava contrat...13/01/2025
Consórcio lança edital para implantação de usina de asfalto regional
A partir desta segunda-feira, 13, o Consócio Inter...