A Secretaria de Transporte divulgará as regras do edital de licitação para 160 novos ônibus no Distrito Federal. Entre os pontos estabelecidos na concorrência está a adaptação de 10% dos veículos para o transporte de portadores de deficiência física. Durante o processo de renovação da frota do DF, em abril deste ano, nenhum dos 530 carros apresentados pelas empresas Planalto, Valmir Amaral, Viação Riacho Grande e Viação São José estavam preparados para o oferecer o serviço. O aviso de Concorrência n. 002/07-ST será publicado no Diário Oficial do DF.
Os novos ônibus substituirão parte da frota da Viação Planalto (Viplan). Em 20 de abril deste ano, a empresa foi a única que não apresentou os novos veículos que integrarão o Serviço Convencional do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF (STPC). A Secretaria de Transporte, a partir de então, decidiu abrir processo de licitação.
Segundo o secretário de Transporte, Alberto Fraga, o governador José Roberto Arruda havia prometido que o processo de concorrência vai prever ônibus adaptáveis aos passageiros portadores de necessidades especiais. “Neste edital colocamos que 10 % dos 160 carros devem se acessíveis. Por enquanto, serão 16 ônibus adaptáveis”. Fraga diz que o proprietário da Viplan, Wagner Canhedo, teria se comprometido a apresentar 80 ônibus até o final de agosto - 40 preparados para atender passageiros com deficiências. “Ele alegou que teve problema com a fábrica de ônibus”, diz.
Iniciativa tímida
O líder da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência Física, deputado Benício Tavares (PMDB), defende a iniciativa. Porém, acredita que os números estão muito aquém do que Brasília necessita. “Começa-se a mudar uma filosofia com esses primeiros carros, mas ainda é muito pouco. O edital sai amanhã. Mesmo assim, vou tentar conversar com o secretário de Transportes para modificar o edital e aumentar esse número. Não adianta ter apenas alguns ônibus circulando porque a pessoa ficará horas e horas esperando na parada. Se a quantidade não for plausível, o cara não terá como utilizar o coletivo”, acredita.
A previsão da Secretaria é de que os novos ônibus devam ir às ruas em quatro meses. “O processo é demorado. O edital será publicado na quinta-feira. Mas, são 45 dias para abrir a licitação e mais 30 para correr o processo. São quatro lotes de 40 ônibus e, até eles chegarem, vai levar tempo. Acredito no prazo de quatro a seis meses para os carros estarem nas ruas”, conta Fraga.
O secretário explica que a renovação da frota de ônibus é uma das etapas a serem cumpridas para que o projeto ‘Brasília Integrada’ funcione. “Vamos ter que renovar a frota toda. Nenhum ônibus com mais de sete anos, que é a data limite, poderá circular. Serão 1.900 novos ônibus que integrarão o Brasília Integrada”, diz.
Edital
O edital estará disponível, gratuitamente, a partir de quinta-feira (20), no site da Secretaria de Transportes www.st.df.gov.br. A versão impressa poderá ser retirada na sede da Secretaria, que fica no anexo ao Palácio do Buriti, no 15ª andar.
19/09/2007
13/01/2025
Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda
A única empresa que se mostrou interessada em real...14/01/2025
Após aval do TCU, Sidônio diz que governo fará nova licitação para comunicação digital do governo
O novo ministro da Secretaria de Comunicação da Pr...14/01/2025
Licitação do viaduto João Simonetti fracassa e terá novo edital
Resultou fracassada a licitação que visava contrat...13/01/2025
Consórcio lança edital para implantação de usina de asfalto regional
A partir desta segunda-feira, 13, o Consócio Inter...