Sefaz lança novo sistema de pregão eletrônico na Capital


Hoje, às 16h, em solenidade no Ahãdu, em Palmas, a Sefaz (Secretaria da Fazenda) lançará o sistema preg@o.to, projeto para aquisição de todos os bens e serviços do Estado do Tocantins, pelo menor preço, com economia de recursos e de tempo no processo de licitação. De acordo com a Sefaz, o novo sistema vai permitir que fornecedores possam participar, pela Internet, das compras do governo estadual.

O sistema, que utiliza soluções da Consist, é uma versão ampliada do sistema de compras implantado em 2002, que contempla apenas bens e serviços até o valor máximo de R$ 8 mil. Além disso, estima-se que haja uma maior agilidade na publicação dos editais das licitações em relação ao processo tradicional, que envolve prazos maiores para divulgação dos resultados, variando de acordo com as modalidades de compra: o processo de carta-convite prevê cinco dias para publicação e a tomada de preços prevê 15 dias. Já a concorrência pública exige 30 dias para publicação.

Com o pregão eletrônico, o fornecedor é cadastrado, recebe senhas e passa a fazer seus lances pela Internet, criando uma concorrência benéfica para o Estado, que realiza suas compras on-line pelo menor preço. Outra grande vantagem é com relação ao prazo recursal para fornecedores que se considerem prejudicados.

No pregão eletrônico, eles poderão recorrer imediatamente, agilizando o processo. Outro fator que merece destaque é que, neste sistema, o fornecedor é classificado por produto, ficando impedido de participar de pregões que não sejam de sua especialidade.

Vale ressaltar que todo o parque já instalado de hardware software da Sefaz continuará sendo aproveitado. “Como já somos usuários dos produtos da Consist, Adabas e Natural, adquirimos apenas o Servidor Tamino, com tecnologia XML, para unificação do cadastro atual que envolve o Siafem - Sistema Integrado de Administração Financeira de Estados e Municípios, compras e o cadastro da Comissão de Licitação, com 33 mil produtos especificados.

O Tamino vai permitir, além da unificação do nosso cadastro, o armazenamento de informações em vários formatos, como documentos e imagens”, destaca Mara Lúcia Rabello, assessora de Informática da Sefaz. (Vania Machado)


22/09/2004

Fonte: Folha Popular

 

Curso Licitações

13/01/2025

Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda

A única empresa que se mostrou interessada em real...

14/01/2025

Licitação do viaduto João Simonetti fracassa e terá novo edital

Resultou fracassada a licitação que visava contrat...

13/01/2025

Consórcio lança edital para implantação de usina de asfalto regional

A partir desta segunda-feira, 13, o Consócio Inter...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita