SÃO PAULO - As mudanças previstas para a Lei 8.666 (Lei de Licitações e Contratos) podem fazer com que empresas de engenharia despreparadas ganhem a concorrência para executar obras e acabem abandonando os projetos no meio do caminho, acarrentando prejuízos para os cofres públicos. O alerta está contido em um documento enviado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) aos senadores.
A alteração da lei prevê que a execução de obras públicas e serviços de engenharia para Estado sejam licitadas por pregão. Uma modalidade em que as empresas podem ir baixando ao vivo o valor de suas propostas, até vencer a que oferecer a execução do serviço pelo menor preço.
Para presidente do SindusCon-SP, João Claudio Robusti, e o presidente em exercício, Sergio Watanabe, as licitações de obras e serviços de engenharia pressupõem qualificação técnica e são executadas ao longo de um determinado período de tempo, sendo pagas a cada etapa. "Caso o resultado do pregão aponte uma empresa desprovida dessa qualificação e ela realize somente algumas etapas, recebendo por elas, e abandone a obra, o Estado será prejudicado", avalia Robusti. "Obras e serviços de engenharia não podem ser classificados como bens comuns, pois não são bens prontos", argumenta o documento.
A carta foi enviada aos senadores tendo em vista a próxima votação, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, do parecer do senador Eduardo Suplicy ao Projeto de Lei da Câmara nº 32, que propõe uma série de modificações à Lei 8.666. O parecer determina a obrigatoriedade de licitar obras e serviços de engenharia por pregão para concorrências com valor de até R$ 3,4 milhões (inclusive para aquelas do tipo técnica e preço); mantém a inversão de fases proposta pelo Projeto de Lei da Câmara; e determina que os recursos apresentados pelas empresas que se julgarem injustiçadas tenham um efeito apenas parcialmente suspensivo.
14/09/2007
26/12/2024
Para gerar impulso econômico, Governo garante obras de R$ 17 milhões na Capital e Ribas do Rio Pardo
Em um passo significativo para o desenvolvimento r...25/12/2024
Governo de Pernambuco vai instalar duas mil câmeras de videomonitoramento a partir do primeiro..
A população pernambucana contará, a partir do prim...24/12/2024
Prefeitura de Três Passos anuncia licitação para construção de ponte no rio Turvo
A Prefeitura Municipal de Três Passos divulgou a a...24/12/2024
Ivaiporã se prepara para implantação da Zona Azul; licitação será em janeiro
O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD), ava...