Transpetro pode encomendar 25 navios em licitações


A Transpetro poderá ampliar para 25 o número de navios que pode licitar na segunda etapa do plano de elevação de sua frota, informou, hoje, o presidente do braço de logística da Petrobras, Sérgio Machado.
Ainda no primeiro semestre, a estatal vai realizar a segunda fase da licitação de navios. Inicialmente, essa segunda etapa previa a contratação de 16 embarcações.
"Estamos acertando os últimos detalhes com a Petrobras", disse Machado.
Na primeira fase de licitações, a Transpetro contratou a construção de 26 navios.
O projeto de aumento da frota está fazendo com que a empresa procure aço além dos produtores brasileiros, buscando preços mais competitivos.
O executivo afirmou que a primeira fase da licitação deve consumir mais de 400 mil toneladas de aço.
Recentemente, a Transpetro fechou um acordo com siderúrgicas da Ucrânia para importar 18 mil toneladas de aço.
Machado afirmou que um segundo lote está sendo negociado com fornecedores estrangeiros.
"Não se trata de fazer pressão na indústria nacional. O que nós queremos é igualdade na competição. Queremos comprar pelo mesmo que a indústria brasileira vende lá para fora", disse ele, após a inauguração do centro nacional de controle operacional da Transpetro.
Desde o fim da primeira etapa da licitação, a companhia trava uma disputa com siderúrgicas brasileiras com relação ao preço oferecido para os estaleiros que vão construir as embarcações. Segundo Machado, o preço estava entre 20% e 30% mais caro.
"Não vou revelar para vocês o quanto mais barato foi a compra do aço da Ucrânia, porque estamos já numa segunda rodada de negociações, mas o que eu posso dizer é que foi mais barato", acrescentou.
O diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, anunciou que a empresa vai contratar 100 novas embarcações de apoio, conhecidas como supply boats. A primeira etapa da licitação deve ser realizada ainda no primeiro semestre.
As embarcações de menor porte - navios rebocadores e de manuseio de âncora, entre outros - terão de ser construídos no Brasil, por estaleiros instalados no País.
"Essa licitação é importante para dinamizar os estaleiros de menor porte", disse Costa, ao lembrar que este tipo de embarcação é usado para dar apoio às atividade de exploração e produção da Petrobras.


18/03/2008

Fonte: Infomet

 

Avisos Licitações

13/01/2025

Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda

A única empresa que se mostrou interessada em real...

14/01/2025

Licitação do viaduto João Simonetti fracassa e terá novo edital

Resultou fracassada a licitação que visava contrat...

13/01/2025

Consórcio lança edital para implantação de usina de asfalto regional

A partir desta segunda-feira, 13, o Consócio Inter...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita