A Vale do Rio Doce venceu uma licitação realizada pela Paranapanema para explorar bauxita em Pitinga, no município de Presidente Figueiredo, a cerca de 250 quilômetros de Manaus.
A bauxita é transformada em alumina, insumo na produção de alumínio. No caso de Pitinga, a Vale considera que a região tem potencial futuro para chegar a produzir alumínio primário. A empresa venceu a licitação com uma proposta de US$ 20 milhões. A Paranapanema explora estanho na região desde 1982.
'É uma área importante com grande potencial, somado ao que temos em Paragominas, o projeto dá destaque para a Vale em relação a reservas e recursos de bauxita', afirmou o presidente da empresa, Roger Agnelli.
Segundo a Vale, o Estado do Amazonas tem importantes reservas de petróleo e gás natural já em exploração, além de potencial hidrelétrico a ser desenvolvido, o que tornaria viável a criação de uma indústria de alumínio competitiva.
As características da bauxita metalúrgica são similares a do Distrito de Trombetas, na quantidade e na qualidade do minério. Segundo Agnelli, o transporte pode ser feito pelos rios da Amazônia. 'Este tipo de produto não é muito pesado, é possível transportar muito volume de forma eficiente', disse. De acordo com o presidente da Vale, a companhia vai se dedicar agora à realização de estudos para determinar o tamanho da reserva.
16/11/2004
26/12/2024
Para gerar impulso econômico, Governo garante obras de R$ 17 milhões na Capital e Ribas do Rio Pardo
Em um passo significativo para o desenvolvimento r...25/12/2024
Governo de Pernambuco vai instalar duas mil câmeras de videomonitoramento a partir do primeiro..
A população pernambucana contará, a partir do prim...24/12/2024
Prefeitura de Três Passos anuncia licitação para construção de ponte no rio Turvo
A Prefeitura Municipal de Três Passos divulgou a a...24/12/2024
Ivaiporã se prepara para implantação da Zona Azul; licitação será em janeiro
O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD), ava...