A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Superintendência de Orçamento e Finanças (SOF), publicou o edital nº 90012/2024 destinado à contratação por Sistema de Registro de Preços (SRP) de Serviços de Videomonitoramento. O prazo para recebimento de propostas vai até esta quarta-feira, dia 18 de setembro de 2024, às 9h (horário de Brasília). O valor total estimado desta licitação é de R$ 2.626.192,51.
A licitação, na modalidade pregão eletrônico, tem por objetivo a contratação de Serviços de Videomonitoramento. De acordo com a Superintendente de Orçamento e Finanças, Natúcia Santos da Silva, o processo será conduzido pelo Sistema de Registro de Preços (SRP), permitindo a implantação por etapas.
“A empresa contratada será responsável pelo fornecimento de todos os equipamentos em regime de locação, gerenciamento e tratamento de imagens, analíticos de vídeo, leitura de placas de veículos, e armazenamento das imagens em nuvem por no mínimo 30 dias, com o fornecimento do link de internet. O contrato também prevê a implantação do sistema, treinamento da equipe, além das manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos”, explicou Natúcia.
Conforme previsão na licitação, o videomonitoramento deverá ser realizado com o uso de 900 câmeras internas e 210 externas, perfazendo 1.110 câmeras. Os serviços serão prestados em 09 unidades institucionais, cobrindo todas as unidades dos Campi I, II, III e IV, além das unidades fora de sede, em Mangabeira e Santa Rita. Os locais estão discriminados no Termo de Referência que consta na licitação.
De acordo com o Superintendente de Segurança Institucional, Joesel Gomes da Silva, o serviço de videomonitoramento é necessário haja vista as constantes mudanças em que a sociedade vive. “Atualmente, o uso da tecnologia se faz presente em praticamente tudo, no segmento da segurança não é diferente. Acreditamos que a instalação do sistema de videomonitoramento será uma ferramenta importante no desempenho do serviço de segurança para a comunidade universitária. Tal sistema ajudará a inibir e detectar onde estiver ocorrendo um sinistro, permitindo uma ação mais eficaz por parte da segurança”, disse.
O Chefe de Gabinete, professor Pablo Nogueira, explicou como se deu o processo para realização da licitação.
“Esse processo licitatório representa a segunda fase da efetivação de um sistema de videomonitoramento que abrangerá todos os campi da UFPB. A primeira fase correspondeu à implementação de infraestrutura de lógica/comunicação e alimentação elétrica, no formato de pré-instalação nos primeiros 81 pontos de videomonitoramento no Campus I. Portanto, essa segunda fase garantirá a instalação e operacionalização das câmeras e da sala de videomonitoramento a partir da contratação do serviço com a empresa vencedora dessa licitação. Sem dúvida, será mais um marco para a UFPB”, afirmou o professor Pablo Nogueira.
O edital encontra-se disponível no Portal Nacional de Contratações Públicas do Governo Federal (PNCP).
17/09/2024
13/01/2025
Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda
A única empresa que se mostrou interessada em real...14/01/2025
Após aval do TCU, Sidônio diz que governo fará nova licitação para comunicação digital do governo
O novo ministro da Secretaria de Comunicação da Pr...14/01/2025
Licitação do viaduto João Simonetti fracassa e terá novo edital
Resultou fracassada a licitação que visava contrat...13/01/2025
Consórcio lança edital para implantação de usina de asfalto regional
A partir desta segunda-feira, 13, o Consócio Inter...