BRASÍLIA - O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, informou hoje que o governo vai investir R$ 5,7 milhões na reforma do dique de Teresina, no Piauí, danificado pelas chuvas de janeiro. “É uma obra praticável sob o ponto de vista de engenharia”, salientou o ministro.
Segundo Ciro, obras estruturais de macrodrenagem têm que entrar numa “lógica de hierarquia”, e o governo prioriza, nesta primeira fase, o atendimento às famílias desabrigadas e a recuperação de prédios públicos, como escolas. “Sem demérito das outras providências, o foco agora deve ser as famílias, as casas, os prédios públicos, as escolas destruídas”, explicou. Ele também ressaltou que os programas de saneamento que já estavam em andamento seguirão o calendário anteriormente estabelecido.
A segunda fase, segundo o ministro, a ser implementada a partir da estiagem, prevê obras de infra-estrutura para recuperar os prejuízos da chuva. “Essa fase de recuperação só será realmente séria se o levantamento da recuperação for feito de forma conseqüente”, comentou o ministro ao informar que o grupo interministerial criado para gerenciar o problema das enchentes fará o planejamento. Sem entrar em detalhes, Ciro informou que a segunda fase incluirá a construção de novas casas em locais que não se configurem em áreas de risco. “Não adianta você recuperar emergencialmente uma casa num local de risco”. O grupo interministerial reúne-se, desde o final de janeiro, diariamente, com o objetivo de gerenciar as ações emergenciais.
Até agora, são 644 os municípios atingidos, dos quais sete estão em situação crítica (em que o município esgota toda a capacidade de controle da situação). Entre os prédios públicos, 203 escolas estaduais e municipais foram danificadas. Já as casas, são 8.073 destruídas e 40.855 danificadas. Nas estradas, são 57 pontos das BRs com algum tipo de dano.
09/02/2004
26/12/2024
Tribunal extingue licitação de consórcio que prevê comissão por contratações
Em consonância com o entendimento da unidade técni...26/12/2024
Para gerar impulso econômico, Governo garante obras de R$ 17 milhões na Capital e Ribas do Rio Pardo
Em um passo significativo para o desenvolvimento r...25/12/2024
Governo de Pernambuco vai instalar duas mil câmeras de videomonitoramento a partir do primeiro..
A população pernambucana contará, a partir do prim...24/12/2024
Ivaiporã se prepara para implantação da Zona Azul; licitação será em janeiro
O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD), ava...