A Prefeitura de São José dos Campos suspendeu por tempo indeterminado a licitação que prevê a instalação de 73 câmeras de vídeo para monitorar 67 vias públicas da cidade.
A suspensão ocorreu no dia 21 de outubro e deve atrasar o projeto de ampliação do sistema de vigilância eletrônica, avaliado em cerca de R$ 3 milhões.
Segundo a Secretaria de Defesa do Cidadão, a suspensão do processo licitatório, iniciado em setembro, foi motivado por questionamentos feitos por empresas que planejam participar da concorrência pública.
A prefeitura informou que foram feitos 14 questionamentos relacionados à tecnologia e outros procedimentos técnicos exigidos para a instalação dos equipamentos, incluindo a construção de uma rede de fibra ótica de 38 quilômetros.
O Departamento de Recursos Materiais, responsável pela condução da licitação, informou que até a data da suspensão do processo 32 empresas tinham retirado o edital da concorrência.
Inicialmente, a previsão era que o conjunto de câmeras seria instalado em seis meses, após o fim da licitação. Hoje, o sistema tem 73 câmeras em vias públicas, principalmente, na região central.
Entre as vias que devem receber os equipamentos estão as avenidas Tancredo Neves, Benedito Friggi e JK, na região leste, e Francisco José Longo, Adhemar de Barros e Nove de Julho, no centro.
REPERCUSSÃO - Para os Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança Pública), o atraso na ampliação do sistema frustra a comunidade, que há mais de dois anos reivindica a implantação de mais câmeras nas ruas.
"Há muito tempo reivindicamos mais câmeras nas ruas e a suspensão da licitação é um inconveniente. Apesar do atraso, a expectativa é que sejam instaladas", disse a presidente do Conseg Sul/Leste, Nazareth Melo Vasconcelos.
Para a presidente do Conseg Norte/Leste, Jacy Mary Ishisuka, o atraso representa um "desconforto" para a comunidade, que aguarda há muito tempo pelos equipamentos. "Agora vamos ter que aguardar até o ano que vem".
25/10/2006
26/12/2024
Tribunal extingue licitação de consórcio que prevê comissão por contratações
Em consonância com o entendimento da unidade técni...26/12/2024
Para gerar impulso econômico, Governo garante obras de R$ 17 milhões na Capital e Ribas do Rio Pardo
Em um passo significativo para o desenvolvimento r...25/12/2024
Governo de Pernambuco vai instalar duas mil câmeras de videomonitoramento a partir do primeiro..
A população pernambucana contará, a partir do prim...24/12/2024
Ivaiporã se prepara para implantação da Zona Azul; licitação será em janeiro
O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD), ava...