S.Bernardo abre licitação para pátio


Com atraso de quase três meses, a Prefeitura de São Bernardo publica nesta sexta-feira edital de licitação para escolher a empresa que irá gerenciar um novo pátio municipal. A Prefeitura ainda não sabe em que local será instalado o segundo pátio da cidade, para onde serão levados veículos apreendidos ou batidos. O delegado da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), Carlos Roberto de Campos, diz que a área deve ter pelo menos 30 mil m² para acabar com o problema de superlotação existente no bairro dos Casa e retirar os veículos apreendidos da frente e das redondezas das delegacias.
Terça-feira, cerca de 40 carros que deveriam estar no pátio atrapalhavam a movimentação de motoristas e de pedestres na praça Nilo de Lima e na rua Alfeu Tavares, no Rudge Ramos, próximas ao 2º DP e área de grande circulação de estudantes. Duas carcaças deixadas sob as faixas de pedestres atrapalhavam o fluxo de veículos na saída de um colégio. Na rua Argia, paralela à João Firmino, onde fica o 3º DP de São Bernardo, a situação era semelhante. Na calçada em frente à delegacia, os pedestres eram obrigados a desviar dos veículos batidos.
Toda semana, entre 80 e cem veículos são apreendidos. Espremido, o atual pátio da cidade já chegou a acomodar dois mil carros. Os veículos são liberados aos poucos. A maior dificuldade para lidar com a demanda são os trâmites legais dos inquéritos policiais. Enquanto cem carros são apreendidos em uma semana, poucos são retirados do pátio pelos proprietários ou são encaminhados para leilão. “É um trabalho lento que estamos fazendo com a Corregedoria da Justiça”, diz Campos, delegado da Ciretran.

Ele afirma que um leilão de 250 carros sucateados deve ocorrer até o mês que vem. A maior parte dos carros que vão a leilão ficavam estacionados na rua Armando Ítalo Setti, onde fica o 1º DP da cidade. A maior parte não está mais lá e a rua está praticamente livre de carros apreendidos. Atualmente, há mais de mil veículos sucateados no pátio. A expectativa do delegado da Ciretran, Campos, é retirar os veículos das delegacias até o fim do ano.
A empresa que vencer a licitação para gerenciar o novo pátio terá concessão de 10 anos, prorrogáveis por período igual. A vencedora também ficará responsável pelo trabalho dos guinchos usados na remoção dos veículos. Em nota oficial, a Prefeitura afirmou que “o município não fará qualquer investimento, já que a empresa vencedora da seleção deverá se responsabilizar pelo terreno onde ficarão os carros e por toda sua infra-estrutura”.
O lucro da empresa vencedora sairá das vendas em leilões e do pagamento da prestação do serviço de guincho, que também será feito pela Prefeitura de São Bernardo. O pátio existente hoje é gerenciado pela Prefeitura.
Os interessados em participar da licitação têm até o dia 25 de maio para retirar o formulário. Os envelopes com as propostas deverão ser entregues na seção de licitações e contratação de obras e serviços da cidade (avenida Kennedy, 1.100, bairro Anchieta) até o dia 3 de junho.


06/04/2005

Fonte: Diário do Grande do ABC

 

Curso Licitações

02/01/2025

Sanepar investe cerca de R$ 730 milhões no Norte do Estado

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) come...

02/01/2025

Defesa da Nova Zelândia abre licitação para substituir os antigos Boeing 757-200 da Força Aérea

O Ministério da Defesa da Nova Zelândia está toman...

31/12/2024

Governo prevê investimentos de R$ 215 milhões em concessão do Serra Dourada

Goiânia - O leilão de concessão do Complexo Serra ...

01/01/2025

Projeto para duplicação da BR-262 tem previsão de conclusão em 2025

O projeto básico para a duplicação da BR-262, no t...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita