O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) considerou ilegal, nesta quinta-feira, a licitação realizada no último dia 25 de janeiro pela Secretaria de Transportes para a concessão de lotes de 450 microônibus. Os veículos vão substituir as vans do transporte alternativo. O órgão, que inclusive já assinou contrato com as empresas e cooperativas vencedoras da concorrência pública, terá que corrigir falhas apontadas no edital e realizar o processo novamente.
O TCDF analisava, desde o ano passado, supostas irregularidades no texto do edital apontadas pelo Sindicato dos Permissionários do Transporte Público Alternativo (Sintrafe). A Secretaria de Transportes só conseguiu realizar a abertura dos envelopes em janeiro, graças a uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal.
Segundo o Tribunal de Contas, algumas regras da licitação restringiram a competitividade na concorrência pública. Entre elas, a proibição da participação de pessoa física no processo licitatório, exigência de experiência no transporte coletivo de passageiros e na condução de microônibus e contratação de profissionais com nível superior, que ficariam responsáveis pelo gerenciamento do sistema.
O presidente do Sintrafe, Fontedejam Santana, disse que esperava que a licitação fosse invalidada. “A gente confiou sempre na postura legalista do TCDF”, comemorou.
29/02/2008
02/01/2025
Sanepar investe cerca de R$ 730 milhões no Norte do Estado
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) come...02/01/2025
Defesa da Nova Zelândia abre licitação para substituir os antigos Boeing 757-200 da Força Aérea
O Ministério da Defesa da Nova Zelândia está toman...31/12/2024
Governo prevê investimentos de R$ 215 milhões em concessão do Serra Dourada
Goiânia - O leilão de concessão do Complexo Serra ...01/01/2025
Projeto para duplicação da BR-262 tem previsão de conclusão em 2025
O projeto básico para a duplicação da BR-262, no t...